218820160    oinstalador@gmail.com

A 5ª Conferência Internacional sobre a Transição Energética, subordinada ao tema “Alterações climáticas e migrações no Mediterrâneo. O papel da transição energética” realiza-se a 30 de Novembro, no Fórum Picoas, em Lisboa.


De que modo a eficiência energética e as energias renováveis podem contribuir para o sucesso da transição energética na Bacia do Mediterrâneo? De que forma a transição energética pode acelerar as oportunidades de desenvolvimento económico, promover a criação de emprego e conter os fluxos migratórios na região?

São estes os grandes assuntos que dão o mote a uma reflexão e debate onde participam especialistas nacionais e internacionais da área da energia, relacionando estes tópicos com o tema das alterações climáticas e migrações na região mediterrânea.

O evento contará com a presença do Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Fernandes, bem como com Dario Chello, Presidente da Rede MEDENER, Anne-Charlotte Bournoville, responsável pela Unidade de Relações Internacionais e alargamento da DG Energia da Comissão Europeia e Cristina Cattaneo da Fundação Eni Enrico Mattei, de Itália, que falará sobre o tema das migrações climáticas, entre outros intervenientes na Conferência.

Organizado no quadro da presidência italiana do MEDENER, poucos dias após a COP 23 (Conferência das Partes sobre Alterações Climáticas organizada pela ONU)  realizada em Bona, na Alemanha, este evento tem como objectivo promover a discussão e a reflexão sobre o contributo da transição energética para enfrentar as alterações climáticas e as migrações na Bacia do Mediterrâneo.

Em particular, o papel da cooperação regional nas áreas das energias renováveis e da eficiência energética, para a segurança do abastecimento energético, a sustentabilidade e o crescimento inclusivo da região, através da criação de emprego e da redução dos fluxos migratórios.

Aceda ao programa aqui


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview