218820160    oinstalador@gmail.com

O Manual de Dimensionamento de Fachadas Envidraçadas – Comportamento Estrutural trata da análise e dimensionamento estrutural de fachadas envidraçadas.


Ao contrário de outras relevantes funções desempenhadas pelas fachadas, enquanto envolvente dos edifícios - controlo ambiental (térmico e acústico), estanqueidade à água, ventilação, segurança à intrusão, etc. -, o domínio estrutural tem sido tratado de forma algo dispersa. 

A obra trata de forma sistemática e rigorosa tão importante tema. 

Para tal, e após breves considerações sobre a problemática da segurança estrutural e sobre os casos particulares representados pelas situações de acidente, são tratadas de forma muito desenvolvida as acções do vento e dos sismos, apresentados os diferentes sistemas de envidraçados e respectivo cálculo, concluindo com uma muito actual abordagem ao caso particular das fachadas atirantadas.

Esta obra inclui exemplos práticos de aplicação dos diferentes temas tratados ao longo do livro, o que constitui uma significativa mais-valia da obra em apreço, desde logo para os estudantes dos cursos de engenharia, mas também, seguramente, para os profissionais envolvidos no projecto de fachadas envidraçadas, bem como para estudantes e profissionais de arquitectura, que aqui encontrarão ampla e detalhada informação que em muito os auxiliará na concepção e desenho de fachadas envidraçadas.

A obra tem a chancela da CMM - Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview