218820160    oinstalador@gmail.com

'Eficiência Energética e Renováveis em Edifícios de Serviços' foi o tema do primeiro 'Encontro com Energia' de 2017 promovido pela Agência de Energia do Barreiro, Montijo e Moita.


Texto: José Alex Gandum

Foto: Olinda Gama

A Sala de Sessões dos Paços do Concelho do Barreiro acolheu ontem, dia 8 de Fevereiro, uma sessão sobre a importância da eficiência energética e das energias renováveis em edifícios de Serviços.

Susana Camacho, Administradora-delegada da S.energia abriu a sessão lembrando que os 'Encontros com Energia têm como objectivo a promoção da eficiência energética e da sustentabilidade ambiental nos territórios onde actua numa altura em que os recursos financeiros não abundam é mais do que nunca avaliar correctamente as possibilidades  e procurar as opções que não só garantam a solução para os problemas identificados como também assegurem o maior retorno com o menor investimento possível».

Neuza Rosa, da JesusFerreira Consultores, explicou o que é o Projecto Europeu Step2Sport e abordou a eficiência energética em complexos desportivos, mencionando que «a experiência adquirida durante o projecto Step2Sport poderá servir como guia, auxiliando outros recintos desportivos na implementação de medidas de eficiência energética».

Um Caso de Estudo sobre Produção Solar Fotovoltaica foi trazido por Luís Miranda Mendes, da Energia Lateral. O especialista destacou a Produção descentralizada de Electricidade e explicou o que é a Energia Solar Fotovoltaica: «é a energia obtida através da conversão directa da luz em electricidade». Abordou também os aspectos das tarifas, da legislação e um pouco da história do solar fotovoltaico, lembrando que «Portugal foi pioneiro com legislação tendencialmente com venda de toda a energia à rede».

O responsável aponta a produção deste tipo de energia como a mais próxima das necessidades dos consumidores, pois nas horas onde há mais consumo são também as horas em que se produz mais energia.

João Barroso, da S.energia, Carlos Patrão, da Universidade de Coimbra, e Patrícia Malta Dias, da JesusFerreira Consultores, abordaram respectivamente a eficiência energética em edifícios municipais, o Projecto Euroopeu EPC+ e os financiamentos de Projectos de Eficiência Energética.

Finalmente, e antes de um período de debate, Susana Fonseca, da Coopérnico e antiga presidente da Quercus, apresentou a cooperativa de energia de que é cooperante fundadora, esclarecendo, entre outras coisas, as motivações dos membros de uma Cooperativa como a Coopérnico: «preocupações ambientais, justiça, coesão social, participação cívica, criação de valor local, poupança na factura energética, insatisfação com as políticas energéticas e inacção dos governos, desejo de influenciar as políticas energéticas, independência energética e questões éticas».

Este 'Encontro com Energia' será uma das reportagens alargadas da próxima edição impressa da Revista O Instalador.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview