218820160    oinstalador@gmail.com

Cerca de 600 voluntários plantaram 7500 árvores numa área superior a oito hectares.


As primeiras 7.500 árvores do movimento Terra de Esperança, resultado da parceria estabelecida entre a ANEFA e a Galp, foram plantadas em mais de oito hectares da serra do Açor, numa iniciativa que ultrapassou largamente as expectativas iniciais. 

Cerca de 600 voluntários – entre colaboradores das duas entidades, parceiros e famílias provenientes de norte a sul do país – colocaram no terreno mais 2.000 carvalhos e castanheiros e reflorestaram um hectare para além do inicialmente previsto numa das zonas mais afectadas pelos incêndios do último Verão. 

Esta acção de voluntariado ambiental, a maior alguma vez realizada em Portugal, teve lugar no dia da floresta autóctone. 

A operação, realizada apenas cinco semanas após a última vaga de incêndios, só foi possível com o empenho das entidades locais, da ANEFA - Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente e da Galp. 

Além da doação das árvores, a Galp desenvolveu uma plataforma digital que permitirá à ANEFA agilizar novas acções de voluntariado que ajudem as zonas que arderam nos dois últimos anos a virarem a página. 

«Ficámos muito felizes pela onda de entusiasmo motivada por esta iniciativa», afirma Joana Garoupa, directora de Comunicação da Galp. 

«Procurámos responder à nossa responsabilidade enquanto empresa, mas também dar a oportunidade aos nossos colaboradores e parceiros de demonstrar a sua solidariedade

para com as populações afectadas pela calamidade do último Verão», disse. 

«Em boa hora a Galp se associa a esta iniciativa de reflorestar Portugal, trazendo-lhe uma dinâmica, um impacto e um alcance que de outra forma não seria possível alcançar» afirma José Gomes Aires, director da ANEFA. 

O Terra de Esperança está disponível para todos os que queiram participar. Basta aceder a www.terradeesperanca.pt e inscrever-se como voluntário. 

Será posteriormente contactado para participar numa acção de plantação na zona que indicar.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview