Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Prioridade nacional: reflorestar

Revista O Instalador27/11/2017
O ministro Adjunto, Pedro Siza Vieira, disse, no fim-de-semana, no concelho de Penela, distrito de Coimbra, que a reflorestação do país deve ser uma das maiores prioridades nacionais nos próximos anos.
Imagen

Na aldeia de Ferraria de São João, que está a desenvolver um projecto local de defesa contra incêndios, o governante salientou que, «no âmbito da discussão do próximo quadro comunitário», terá se de «olhar com muito mais atenção para os temas ligados à floresta».

«A importância da floresta e de uma reabilitação e reflorestação do país é decisiva e deve constituir uma das prioridades maiores do país nos próximos anos», sublinhou.

O ministro visitou o projecto Zona de Protecção Ambiental da aldeia de Ferraria de São João, que esteve cercada pelas chamas do incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande no dia 17 de Junho e que provocou 64 mortos, segundo os dados oficiais.

Desenvolvido pela associação de moradores local, o projecto, já em fase adiantada de concretização, consistiu no corte dos eucaliptos numa faixa de 100 metros em redor do aglomerado habitacional e na sua substituição por árvores autóctones, de forma ordenada.

Foi também aplicada a gestão conjunta e sustentável dos terrenos desta zona.

Em cerca de quatros meses, os moradores da aldeia conseguiram reunir 77 proprietários de 255 parcelas de terreno e avançar com o projecto de criação de uma faixa de protecção, que envolve um orçamento variável entre os 100 e os 150 mil euros, de acordo com Pedro Pedrosa, um dos mentores da iniciativa.

«[Hoje] aprendemos a importância da liderança local, da articulação com as autarquias e do apoio do Estado. Este é um projecto que ganhou uma dinâmica própria, que demonstra o que pode ser uma aldeia no meio de um território rural, que atrai população, que é resiliente às agressões destas ameaças dos incêndios e um exemplo absolutamente extraordinário de como se cria uma dinâmica local», disse Pedro Siza Vieira.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosSoliusProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial