218820160    oinstalador@gmail.com

Em comunicado, a Universidade de Oviedo, Espanha, divulgou o maior trabalho científico sobre a vegetação da Península Ibérica, o qual fornece a descrição mais completa, a vegetação actualizada e detalhada do espaço ibérico.


Texto: Revista O Instalador 

A obra agora apresentada foi escrita por mais de 60 investigadores de Espanha e Portugal, sendo editada por Javier Loidi, da Universidade do País Basco.

Consiste em dois volumes, incluindo uma primeira secção com capítulos gerais sobre o clima, biogeografia e flora, e uma segunda secção com descrições detalhadas dos 14 sectores regionais em que a Península e as Baleares foram divididas. 

Uma terceira secção explora características especiais, como vegetação aquática, vegetação de gesso ou dolomítica, aprofundamento da vegetação costeira, flora e vegetação da montanha, bem como problemas de conservação e flora exótica invasiva.

Também inclui numerosas fotografias e uma variada cartografia bioclimática e biogeográfica, até ao presente sem precedentes. 

Diferentes mapas permitem conhecer as comunidades de plantas mais adequadas para manter o equilíbrio ambiental através do repovoamento de áreas degradadas.

No que respeita à aplicação deste estudo no terreno, ele pode ser útil quando for necessário recuperar áreas degradadas para infra-estruturas ou o abandono industrial. Os mapas de redes de árvores, arbustos ou ervas são os mais adequados para manter o equilíbrio ambiental.

O estudo vai estar à disposição dos profissionais dos sectores ligados ao ambiente, agricultura, território e paisagem.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview