218820160    oinstalador@gmail.com

Com a criação do «Rótulo de Produto Circular», a ADENE pretende transmitir ao consumidor final, de forma clara e precisa, o desempenho energético, hídrico e de circularidade de recursos ao longo da cadeia de valor onde se insere o produto que adquire. Incluindo uma classificação combinada, com graduação de cores, simples e facilmente perceptível para o utilizador.


Foto: Ana Clara

Assim, este projecto procura «definir os requisitos necessários para a concepção de um sistema integrado de Rotulagem da Eficiência Hídrica e Energética dos Sectores Produtivos Nacionais, dirigido à transição para uma economia circular, procurando aumentar a eficiência energética, hídrica e de circularidade em toda a cadeia de valor», explica a ADENE

E lembra que «o sector agro-alimentar constitui hoje uma das fileiras estratégicas para a dinamização da economia nacional, com uma crescente preocupação sobre qualidade da matéria-prima e a diferenciação do produto». 

Para além da sua importância económica e social, o incremento deste sector «constitui também uma oportunidade para o progresso de zonas rurais e da agricultura e uma área chave de actuação para um consumo mais sustentável e para uma gestão mais eficiente de recursos». 

Este projecto, que se pretende replicar no futuro a outros sectores de actividade industrial em Portugal, ambiciona assegurar a circularidade e o desenvolvimento de vantagens competitivas para os diferentes agentes, nas etapas de produção, transformação, transporte, logística e retalho.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview