Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Parceria promove eficiência dos painéis fotovoltaicos

Revista O Instalador30/11/2017
Melhorar a eficiência dos painéis fotovoltaicos comerciais, tornando mais eficiente a conversão de energia solar em eléctrica, é o grande objectivo de uma parceria que une a SunEnergy, empresa especializada em soluções de energias renováveis, a Universidade de Coimbra e a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI).
Imagen

No âmbito do projecto ‘PCMs4Buildings - Sistemas com cavidades rectangulares com materiais de mudança de fase para o aproveitamento de energia solar térmica em edifícios’ (www.adai.pt/pcms4buildings), os investigadores avaliam se o uso de unidades de armazenamento de energia térmica amovíveis, preenchidas com materiais de mudança de fase, os chamados PCMs, podem reduzir a temperatura operativa dos painéis fotovoltaicos, melhorando a sua eficiência.

«Este tipo de solução pode melhorar a eficiência dos painéis fotovoltaicos e, logo, o desempenho energético dos edifícios, reduzindo a dependência em relação aos combustíveis fósseis e aproveitando as fontes de energia renováveis, neste caso, o sol, com benefícios para o ambiente e para a economia», refere Carlos Morais, responsável da SunEnergy.

«A inovação nesta área é, por isso, fundamental», acrescenta, avançando que a SunEnergy patrocina a investigação e, ao mesmo tempo, participa na montagem de uma instalação experimental piloto, destinada a avaliar os resultados práticos da mesma.

Os trabalhos são desenvolvidos no âmbito do projecto "PCMs4Buildings" - Sistemas com cavidades rectangulares com materiais de mudança de fase para o aproveitamento de energia solar térmica em edifícios.

Uma iniciativa co-financiada por Fundos FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização - COMPETE 2020 e por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Solius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial