218820160    oinstalador@gmail.com

Os Estados Unidos da América (EUA) estão a apostar fortemente no armazenamento para o sector eléctrico: em 2016 investiram 275 milhões de dólares em baterias, contra 94 milhões de dólares investidos na Europa


Texto: Revista O Instalador
Gráfico: Bloomberg New Energy Finance


Recentemente, Bloomberg New Energy Finance (BNEF) publicou a sua estimativa para 2030 sobre o volume do mercado de armazenamento eléctrico. Como pode ser visto no gráfico que ilustra este artigo, a partir de uma base de 5 GWh de armazenamento, no cenário do BNEF está previsto que o mercado mundial atingirá 300 GWh até 2030.


Os principais mercados de armazenamento segundo este cenário seriam os EUA, China, Japão, Índia e Alemanha. O aumento exponencial do volume do mercado de armazenamento eléctrico tem três forças motrizes:

- O desafio das alterações climáticas, que estimulou o desenvolvimento da energia eléctrica renovável e agora está a encorajar o mundo dos negócios a encontrar soluções sem emissões para o sector dos transportes, sendo a aposta principal no veículo eléctrico.

- A competitividade das energias renováveis variáveis (eólicas e fotovoltaico), que se tornaram as principais tecnologias para novas instalações em todo o mundo e para as quais o armazenamento é um complemento cuja importância dependerá das circunstâncias do sector eléctrico em cada país.

- A redução nos custos de armazenamento já alcançados e os esperados no futuro para veículos eléctricos. O custo das baterias eléctricas foi reduzido para metade desde 2010 até agora.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview