Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Superfícies artificialmente iluminadas da Terra aumentam mais de 2% ao ano

Revista O Instalador05/12/2017
Este aumento ocorre numa altura de transição para sistemas de iluminação LED, o que aumenta a intensidade de luz libertada para o espaço, embora sejam menos poluidoras e tenham uma muito maior eficiência energética.
Imagen

A revista científica 'Science Advances' publicou na semana passada um estudo que revela um aumento de 2,2% ao ano das superfícies iluminadas em todo o mundo, tanto em extensão como em intensidade.

Isto explica-se pelo facto de o aumento da eficiência da iluminação e a redução do seu custo gerar um aumento no consumo, em vez de uma diminuição, pois as regiões escuras começam a acender ou a iluminação é programada a partir do Pôr-do-Sol.

O aumento constante da iluminação nocturna levou metade da Europa e um quarto da América do Norte a sofrer uma espécie de "perda nocturna" generalizada, com a consequente modificação dos ciclos diurnos e nocturnos.

Os resultados do estudo agora divulgado mostram um aumento significativo da iluminação na América do Sul, na Ásia e em África, declínio da iluminação em regiões ou países onde há conflitos armados, como a Síria ou o Iémen, e a estagnação em países como os EUA, Itália ou Espanha.

Os especialistas dizem que é necessário explorar as possibilidades das imagens tiradas pelos astronautas da estação orbital espacial internacional para medir o real impacto, embora os dados actuais sejam suficientes para perceber que o aumento da iluminação é algo negativo para a sustentabilidade da Terra.

A médio prazo a iluminação artificial deverá continuar a aumentar, com implicações graves em certas regiões da Terra que ainda têm ciclos naturais de dia e de noite.

Segundo os cientistas, a poluição luminosa ameaça 30% dos vertebrados e 60% dos invertebrados nocturnos, tem efeitos sobre a vida selvagem, flora e microrganismos, podendo ainda ter impactos negativos na saúde humana.

Os especialistas defendem que é necessário realizar um controle de emissões de luz como é feito com as emissões de CO2, adiantando que o LED âmbar pode ser a solução mais prática para o problema da sobre-iluminação no planeta.

REVISTAS

SoliusProfei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial