218820160    oinstalador@gmail.com

A 23 e 24 de Fevereiro decorre no Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico (IST), o curso “Determinação de Parâmetros Hidrogeológicos a Partir de Ensaios de Bombagem“.


Esta acção de formação, organizada pela FUNDEC – Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitectura, será coordenada por Luís Ribeiro, do Departamento de Engenharia Civil do IST.

É dirigida a Engenheiros Civis que desenvolvem a sua actividade profissional no domínio da geotecnia, centrando-se na área da hidrogeologia, em particular no planeamento e acompanhamento de ensaios de bombagem para determinação de parâmetros hidráulicos de aquíferos e captações.

Durante o curso serão abordados temas como a interpretação de ensaios de caudal, determinação de caudais óptimos de exploração e eficiência da captação, determinação de interferência entre captações e determinação de parâmetros hidráulicos.

No primeiro dia do curso será realizada uma saída de campo durante a qual os formandos terão oportunidade de acompanhar um ensaio de bombagem in-situ.

Além de Luís Ribeiro, o curso terá também como formadores o engenheiro João Nascimento e o hidrogeólogo Filipe Miguéns.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview