Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Governo aprova Unilex

Revista O Instalador08/12/2017
Foi aprovado, em Conselho de Ministros, o decreto-lei que concentra os regimes jurídicos da gestão de resíduos, e que se encontravam dispersos por vários diplomas legais.
Imagen

Com o presente decreto-lei passa a existir um regime unificado com todas as regras a que está sujeita a gestão dos fluxos específicos de resíduos de embalagens, de óleos usados, de pneus usados, de equipamentos eléctricos e electrónicos, de pilhas e acumuladores e de veículos em fim de vida, todos eles abrangidos pelo princípio da responsabilidade alargada do produtor.

Este diploma procede igualmente à transposição integral da Directiva UE 2015/720, de 29 de Abril, relativa aos sacos plástico leves, completando assim o disposto na Lei 82-D/2014, de 31 de Dezembro, no âmbito da qual foram adotadas os instrumentos que garantem que até 31 de Dezembro de 2018 os sacos plásticos leves não sejam fornecidos gratuitamente nos pontos de venda de mercadorias ou produtos.

Este decreto-lei assegura igualmente em antecipação a transposição para a ordem jurídica nacional da Diretiva 2017/2096/UE, de 15 de Novembro, relativa aos veículos em fim de vida.

O Unilex pretende assim contribuir para uma produção e consumo mais sustentáveis, promovendo a prevenção e a redução da quantidade de resíduos a eliminar, bem como a utilização eficiente dos recursos e a recuperação de matérias-primas secundárias com valor económico.

O Unilex visa igualmente promover uma maior coerência e transparência do sistema jurídico, de modo a facilitar o conhecimento pelos operadores económicos das normas que regulam a sua actividade, em particular dos que têm menor dimensão, como é o caso das pequenas e médias empresas.

Este decreto-lei inscreve-se no quadro do programa de simplificação e consolidação legislativa que o Governo tem vindo a promover.

REVISTAS

SoliusDaikin - Ar CondicionadoSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial