Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Uma maneira inovadora de gerar biodiesel

Revista O Instalador11/12/2017
Purificar a glicerina que resulta do processo de produção do biodiesel é muito dispendioso, mas a comunidade científica já está a procurar uma maneira de fazer um aproveitamento sustentável dessa substância.
Imagen

Foto: Portal Bioenergia

A produção de biodiesel como alternativa aos combustíveis fósseis aumentou exponencialmente nos últimos anos devido aos seus benefícios para o ambiente. No entanto, a fabricação deste biocombustível gera glicerina como subproduto. Para cada tonelada de biodiesel, são produzidos 100 kg de glicerina, e o problema com esta glicerina é que tem poucos usos directos devido à sua alta concentração de impurezas.

Purificar esta substância é um procedimento muito caro e proibitivo para a maioria das indústrias, por isso permanece como um desperdício inutilizável, um excedente que não é usado. Por esta razão, a comunidade científica está a concentrar esforços no desenvolvimento de novos processos que aproveitam essa glicerina, a fim de garantir a própria sustentabilidade do biodiesel.

O grupo FQM-162 do Departamento de Química Orgânica da Universidade de Córdoba, liderado pelo professor Diego Luna, desenvolveu um novo mecanismo, publicado na revista científica 'Applied Catalysis B: Environmental', para reutilizar este subproduto.

De acordo com o autor principal da pesquisa, Rafael Estévez, é uma questão de revalorização desta glicerina, que a priori éum desperdício inutilizável, para convertê-lo num composto que pode ser usado como um aditivo que melhora as propriedades do diesel e do biodiesel. Por outras palavras, o principal subproduto que é gerado com a fabricação deste biocombustível é posteriormente utilizado para melhorar as características e o desempenho do referido biocombustível.

Desta forma, Estévez enfatiza: «o circuito é fechado, a glicerina é usada e, além disso, o biodiesel possui propriedades que não tinha antes». O novo mecanismo é baseado na chamada reacção de eterificação, um processo de transformação através do qual duas moléculas de álcool - neste caso, terbutanol e glicerina - são ligadas por oxigénio depois de este perder uma molécula de água.

REVISTAS

VulcanoProfei, S.L.Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial