218820160    oinstalador@gmail.com

Decorreu a 22 de Fevereiro em Lisboa, no IST – DECivil, na sala do Museu, o seminário Introdução à Norma Passive House organizado pela Homegrid, Associação Passivhaus Portugal e pelo LiderA. O evento contou com o apoio institucional do Instituto Superior Técnico.


O seminário, com a duração total de 4 horas, contou com as boas vindas por parte da professora Ana Tomé do CERIS/IST, a apresentação “Desempenho passivo e a sustentabilidade na construção” do professor Manuel Duarte Pinheiro do LiderA/IST e com as apresentações “O Conceito Passive House” e “Passive House em Portugal” de João Gavião e João Marcelino da Associação Passivhaus Portugal e da Homegrid.

A iniciativa contou ainda com dois pioneiros da arquitectura solar passiva e bioclimática em Portugal, os arquitectos Francisco Moita e Fausto Simões, que apresentaram a sua visão e prática sobre a temática.

Neste seminário foi apresentado o conceito Passive House e a sua implementação em Portugal tendo merecido destaque:

- a importância e o papel da Passive House na sustentabilidade e na garantia do conforto térmico e a qualidade do ar interior no parque edificado;

- a Passive House como solução para os NZEB;

- a importância das estratégias solares passivas e bioclimáticas no desempenho dos edifícios.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview