218820160    oinstalador@gmail.com

No dia 5 de Dezembro a REN – Redes Energéticas Nacionais registou um novo máximo histórico no consumo de gás natural, 263 GWh. O anterior máximo era de 19 Janeiro deste ano, dia em que o consumo de gás natural atingiu 247,1 GWh.


O consumo de gás natural regista este ano os valores mais elevados de sempre, totalizando até ao dia 11 deste mês, 66 490 GWh, um valor que está já 15% acima do anterior máximo anual ocorrido em 2010. 

Adicionalmente, quando comparado com 2016, o consumo verificado até ao dia 11 de Dezembro, apresenta um crescimento de 27,5%, com o segmento do mercado convencional a crescer 4,4% e o do mercado eléctrico, que representa 40% do total, a crescer 90,1%. 

A elevada utilização das centrais a gás natural, na produção de energia eléctrica, deve-se à situação de seca em que Portugal se encontra, com a consequente redução da produção hidráulica e ainda ao facto de o sistema eléctrico nacional estar este ano fortemente exportador. 

Ao longo deste ano têm sido inúmeros os desafios que têm sido colocados à Rede Nacional de Transporte de Gás Natural e da Rede Nacional de Transporte de Electricidade. 

Estas são planeadas e concebidas de forma a não só responder às exigências coincidentes dos consumidores, mas também para fazer face a situações extremas, como a que se verifica actualmente em Portugal. 

Só assim é possível assegurar o pleno abastecimento sem restrições de consumo, garantindo o exercício das actividades que delas dependem.

 


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview