218820160    oinstalador@gmail.com

Bicicletas de Lisboa estão a crescer na cidade. São já mais de 400 bicicletas à disposição de todos os que querem pedalar pela cidade.


As estações da rede GIRA. Bicicletas de Lisboa já estão em funcionamento em Alvalade, Avenidas Novas e Parque das Nações. No total, são já 43 estações e 409 bicicletas. 

A abertura das novas estações, incluindo no Saldanha e Av. Fontes Pereira de Melo, foi assinalada num evento com a presença do Presidente da Câmara de Lisboa Fernando Medina, este domingo, dia 17 de Dezembro, na Praça Duque de Saldanha. 

Além das novas estações, foram anunciadas ainda algumas novidades no sistema. Com estas alterações, a EMEL pretende ir ao encontro de algumas sugestões dos utilizadores do serviço e promover a adopção deste novo modo de transporte pelos residentes e visitantes da cidade. 

Assim, a duração dos períodos de viagem passa para 45 minutos, em vez dos anteriores 30 minutos para os passes anual e mensal e de 60 minutos no passe diário. 

Mantêm-se as três modalidades de adesão: o Passe Anual e o Passe Mensal, destinados apenas a residentes em Portugal e para utilizações frequentes; e o Passe Diário, vocacionado para turistas e para quem pretende experimentar o sistema sem compromisso. 

Outra melhoria que resulta da auscultação dos utilizadores é a redução do período de espera entre viagens. 

Nos passes anual e mensal o tempo de espera desce de 15 para 5 minutos; no passe diário haverá também uma espera de 5 minutos entre cada viagem, em vez dos anteriores 30 minutos. 

Aos valores de adesão ao serviço, acrescem tarifas de utilização que têm como objectivo promover a realização de viagens pendulares. 

No entanto, como forma de premiar os primeiros subscritores do serviço, a isenção de pagamento do 1º período de viagem será alargado por mais 3 meses, terminando em 31/03/2018.

No caso do passe diário e como forma de potenciar a experimentação do sistema, o valor de subscrição será de 2€ por 24h até 31/03/2018 e inclui o primeiro período de 45 minutos; o segundo período terá um valor de 2€.

A EMEL acredita que este projecto é um importante contributo para transformar Lisboa numa cidade mais acessível e com melhor ambiente, estando a dar continuidade aos trabalhos para a abertura de novas estações durante o primeiro trimestre de 2018. 

Desde 19 de Setembro, altura em que iniciou a exploração comercial da rede Gira, foram realizadas já mais de 26.000 viagens e subscritos mais de 2.000 passes.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview