218820160    oinstalador@gmail.com

Anúncio foi feito por Carlos Martins, secretário de Estado do Ambiente, no VII Encontro Nacional de Gestão de Resíduos, organizado pela Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais (APEMETA).


O Encontro teve como temática os 5R’s -Reciclar, Repensar, Reduzir, Recuperar e Re(i)novar. 

Na sua intervenção, Carlos Martins deu conta da nova directiva de resíduos da Comissão Europeia e que na sua opinião «vão colocar as entidades gestoras e os municípios sob uma grande pressão ao nível dos objectivos a cumprir». 

O governante falou ainda do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), que a partir do dia 1 de Janeiro de 2018 estará à responsabilidade de três entidades licenciadas. Recorde-se que até agora, apenas a Sociedade Ponto Verde assegurava a totalidade desse sistema. 

Por fim, Carlos Martins deu conta de uma reunião, que ocorreu na semana passada,  onde estiverem presentes alguns dos principais players do sector de resíduos urbanos e onde ficou acordado o «repensar do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU) 2020». 

«Essa redefinição vai mesmo avançar. É a convicção de todos os que estão envolvidos num reposicionamento da estratégia que estava desenhada e que será feita ainda este mês», afirma o secretário de Estado do Ambiente, realçando que irá existir uma comissão executiva para «desenhar um PERSU 2020 a pensar nas metas da nova directiva e naquilo que se pretende para 2025». 

Antes da intervenção do secretário de Estado, Carlos Iglésias, presidente da direção da APEMETA, sublinhou a importância deste encontro, que encerra um ciclo de seminários realizados ao longo do ano pela associação, e onde se pode debater sobre “a transformação digitalização da economia, das empresas e da administração que trará vantagem para todas as partes interessadas”.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview