Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Empresas estão a alterar tarifários desde que foi lançado o Poupa Energia

Revista O Instalador18/12/2017
A Agência para a Energia (ADENE) apresentou à comunicação social no dia 14 de Dezembro, nas instalações da Agência, em Lisboa, o Portal Poupa Energia, o qual registou quase 30 mil visitas só no primeiro mês em que esteve disponível.
Imagen

Texto e Foto: Jos é Alex Gandum

«Esta plataforma [ Portal Poupa Energia ]disponibiliza toda a informação sobre as ofertas dos comercializadores de electricidade e gás natural disponíveis no mercado liberalizado, e pretende informar e formar o consumidor de energia, dotando-o do máximo conhecimento sobre os mais variados aspectos do mercado energético liberalizado, de forma a possibilitar as melhores opções na defesa do interesse de cada um».

Foi assim que João Paulo Girbal, Presidente da ADENE, abriu a sessão perante uma plateia de mais de uma dezena de profissionais da comunicação. O responsável adiantou ainda que «o objectivo primeiro desta ferramenta digital é aportar mais transparência e eficiência ao mercado da energia».

João Paulo Girbal continuou, referindo alguns números registados no primeiro mês em que o Portal está disponível, realçando que o serviço que o Portal Poupa Energia é gratuito para todos os elementos, desde os utilizadores aos comercializadores.

No espaço de um mês, o Portal registou quase 30 mil visitas, foram realizadas mais de 33 mil simulações, para um total de 85 mil visualizações.

Mais de metade das simulações foram simples, as restantes foram realizadas com o simulador avançado. 70% do tráfego foi feito a partir de computadores, o restante de telemóveis e tablets.

Foi referido que neste momento estão carregados no Portal Poupa Energia cerca de 220 tarifários e registados 22 comercializadores.

Foi feita em seguida uma demonstração do funcionamento do Portal, sendo possível testemunhar que o Portal permite ter acesso à lista de todos os comercializadores e a todos os tarifários que estes disponibilizam. Funciona com o perfil do utilizador, tipo de habitação e até aconselha os tarifários mais adequados para casos específicos.

O utilizador pode, inclusive, efectuar adesões ou até mudar de comercializador.

Com o simulador avançado, o utilizador pode ir mais longe e poder detalhar cada equipamento que tenha na habitação. Mas, o Portal Poupa Energia também tem uma parte dedicada a empresas, embora nalguns casos se limitem a fornecer os contactos porque em termos de indústria, por exemplo, há casos muito específicos.

Foi referido também que muitos comercializadores estão a alterar as suas tarifas em função do conhecimento dos tarifários dos seus concorrentes, «o que se reflecte numa vantagem para os consumidores», por isso João Paulo Girbal frisou que «Portugal está no bom caminho em termos de poupança de energia».

O Portal Poupa Energia pode ser acessado em poupaenergia.pt e contém muitas outras informações úteis aos utilizadores, sejam particulares ou empresas.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisVulcanoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    11/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial