218820160    oinstalador@gmail.com

Após o folheto de alerta “Consegue reconhecer um Pirata?”, a ANFAJE lança agora uma nova campanha, “Crianças que voam, só nos filmes”, dirigida à prevenção da queda acidental das crianças pelas janelas exteriores, a qual passa por uma maior atenção no momento da escolha das novas janelas eficientes a instalar.


De acordo com os estudos da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), as janelas e as varandas dos edifícios são os produtos que mais vezes surgem associados aos acidentes infantis por queda. Segundo o Relatório de Avaliação sobre Segurança Infantil, desenvolvido pela Aliança Europeia de Segurança Infantil no projecto Child Safety Action Plan, cerca de 40% da taxa de mortalidade infantil devido a lesões e traumatismos poderia ser evitada.

Apesar de ainda não existirem em Portugal exigências legislativas para reduzir as quedas acidentais de crianças pelas janelas exteriores, a ANFAJE vai desenvolver uma acção de sensibilização para todas as empresas produtoras e instaladoras de janelas para que estas possam disponibilizar novos produtos que respondam a esta necessidade de todos os pais portugueses.

Nesse sentido, a ANFAJE produziu um novo folheto informativo de forma a alertar para a necessidade de quando se instalam novas janelas eficientes, estas serem pedidas providas de mecanismos de segurança que podem prevenir e reduzir o número de quedas acidentais das crianças. Os mecanismos de segurança devem estar a par dos requisitos térmicos e acústicos das janelas eficientes a instalar.

Este folheto foi desenvolvido com o apoio da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), que trabalha com o objectivo de reduzir o número e a gravidade dos acidentes e das suas consequências nas crianças e jovens. Há muitos anos que a APSI alerta para a necessidade de uma protecção adequada de janelas e varandas de edifícios. De acordo com a associação, não é concebível que continue a existir edificado que não salvaguarde devidamente a segurança das crianças.

A campanha é especialmente dirigida ao cliente particular e pretende orientá-lo na escolha das soluções de janelas eficientes que oferecem mais segurança às crianças. No folheto, a ANFAJE aconselha que o cliente solicite ao profissional especializado na instalação de janelas:

• Janelas com manete de fecho com chave
• Janelas com sistema de ferragem invertido
• Colocação de limitadores de abertura
• Vidros de segurança com protecção ao choque
Esta informação também pode ser encontrada no site da ANFAJE (www.anfaje.pt).


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview