218820160    oinstalador@gmail.com

O Natal é sempre uma época muito dolorosa para o Planeta, pois o consumo aumenta e a pegada de cada ser humano cresce de modo exponencial. Mas há pequenas atitudes que podem ajudar a preservar a Terra. Eis algumas delas.


Texto e foto: José Alex Gandum


- Comprar presentes mais baratos - não é preciso gastar uma fortuna para agradar à família e aos amigos, às vezes um presente simples é muito melhor apreciado por quem o recebe.

- Optar por produtos feitos localmente - muitos presentes à venda nos mercados ocidentais são provenientes do outro lado do mundo, e o impacto do seu transporte contribui significativamente para o aumento das emissões de gases com efeito de estufa. Os mercados artesanais e as lojas de produtos locais oferecem uma variedade infinita de presentes, sem os custos adicionais do transporte. Ainda por cima apoia-se o comércio e os artesãos locais.

- Escolher presentes que possam ser reciclados - existem milhares de presentes que são feitos a partir da reciclagem de outros produtos. Esta opção tem várias vantagens, pois além de contribuir para o conhecimento de tais produtos, a sua compra não vai gerar um desperdício prejudicial quando a vida útil do presente termina.

- Evitar presentes que utilizem baterias (pilhas) - de acordo com estudos realizados por especialistas, mais de 40% das baterias que são vendidas a cada ano têm origem em presentes de Natal. Portanto, se se puder optar por presentes que não necessitem de baterias, tanto melhor.

- Redireccionar presentes - nem sempre se recebe aquilo de que se gosta, e nestes casos, o presente recebido pode ficar sem serventia. Mas há sempre a possibilidade de o oferecer a outra pessoa que dele faça uso, ou de o trocar.

- Dar dicas a quem vai oferecer - é errado dizer "qualquer coisa" quando alguém nos pergunta o que queremos de presente. Embora o efeito surpresa seja agradável, o planeta agradece se se der pistas à quem nos vai oferecer algo.

- E, finalmente, menos televisão e mais conversas em família e entre amigos (onde se pode falar sobre os problemas ambientais da Terra) também são opções para a noite de Natal... e para todos os dias.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview