Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Dicas para um Natal Verde

Revista O Instalador24/12/2017
O Natal é sempre uma época muito dolorosa para o Planeta, pois o consumo aumenta e a pegada de cada ser humano cresce de modo exponencial. Mas há pequenas atitudes que podem ajudar a preservar a Terra. Eis algumas delas.
Imagen

Texto e foto: José Alex Gandum

- Comprar presentes mais baratos - não é preciso gastar uma fortuna para agradar à família e aos amigos, às vezes um presente simples é muito melhor apreciado por quem o recebe.

- Optar por produtos feitos localmente - muitos presentes à venda nos mercados ocidentais são provenientes do outro lado do mundo, e o impacto do seu transporte contribui significativamente para o aumento das emissões de gases com efeito de estufa. Os mercados artesanais e as lojas de produtos locais oferecem uma variedade infinita de presentes, sem os custos adicionais do transporte. Ainda por cima apoia-se o comércio e os artesãos locais.

- Escolher presentes que possam ser reciclados - existem milhares de presentes que são feitos a partir da reciclagem de outros produtos. Esta opção tem várias vantagens, pois além de contribuir para o conhecimento de tais produtos, a sua compra não vai gerar um desperdício prejudicial quando a vida útil do presente termina.

- Evitar presentes que utilizem baterias (pilhas) - de acordo com estudos realizados por especialistas, mais de 40% das baterias que são vendidas a cada ano têm origem em presentes de Natal. Portanto, se se puder optar por presentes que não necessitem de baterias, tanto melhor.

- Redireccionar presentes - nem sempre se recebe aquilo de que se gosta, e nestes casos, o presente recebido pode ficar sem serventia. Mas há sempre a possibilidade de o oferecer a outra pessoa que dele faça uso, ou de o trocar.

- Dar dicas a quem vai oferecer - é errado dizer "qualquer coisa" quando alguém nos pergunta o que queremos de presente. Embora o efeito surpresa seja agradável, o planeta agradece se se der pistas à quem nos vai oferecer algo.

- E, finalmente, menos televisão e mais conversas em família e entre amigos (onde se pode falar sobre os problemas ambientais da Terra) também são opções para a noite de Natal... e para todos os dias.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisSoliusDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial