218820160    oinstalador@gmail.com

A 28 de Novembro o Banco Mundial e a Universidade Técnica da Dinamarca (DTU) lançaram o novo Atlas Global do Vento, uma ferramenta online de acesso gratuito que permite aos decisores e investidores identificar áreas promissoras para a produção de energia eólica, virtualmente em qualquer parte do mundo.


Espera-se que o Atlas Global do Vento permita aos Governos pouparem milhões de dólares, evitando a necessidade prévia do mapeamento nacional do recurso eólico. 

O Atlas irá também permitir a comparação do potencial de recurso eólico entre várias regiões ou países. 

A nova ferramenta é baseada nas mais recentes tecnologias de modelação, que combinam dados climáticos de vento com informação do terreno de alta resolução (factores que influenciam o vento, tal como vales ou montanhas), e que permite ter dados climáticos de vento à escala de 1 km, fornecendo assim dados mais fiáveis do potencial eólico. 

A ferramenta também permite o acesso a mapas globais e regionais de alta resolução e a dados de sistemas de informação geográfica (SIG). 

Esta ferramenta irá ajudar os Governos a tomar conhecimento do potencial eólico e perceber como é que a energia eólica poderá ser incluída no mix energético. 

O projecto foi financiado pelo Energy Sector Management Assistance Program (ESMAP), fundo fiduciário de multidoadores, administrado pelo Banco Mundial em estreita parceria com a DTU Wind Energy.

Saiba mais aqui.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview