218820160    oinstalador@gmail.com

As instalações da Feira de Madrid - IFEMA - vão ser climatizadas com energia geotérmica, o que foi divulgado pelo Colégio Oficial de Geólogos (ICOG).


Texto e Foto: José Alex Gandum

O facto da IFEMA apostar na energia geotérmica para aquecer as suas instalações prende-se com o cumprimento dos objectivos de redução das emissões de gases com efeito de estufa, já que a energia geotérmica é uma energia limpa. A poupança está estimada em 81 mil kWh/ano de electricidade e 707 mil kWh/ano de gás natural.

A IFEMA apresentou esta semana - depois do encerramento da 'Climatization' e da 'Genera' - o projecto de instalação de um sistema de energia geotérmicabe baixa entalpia com o qual irá climatizar o seu edifício central, estimando-se a poupança em 50 mil euros por ano.

Clemente Gonzalez, presidente da IFEMA, afirmou que a instalação estará operacional dentro de um ano em nove anos o investimento estará amortizado. O responsável salientou que a sua principal utilização irá satisfazer as necessidades básicas de ar condicionado e água quente.

A energia geotérmica de baixa entalpia é uma enorme economia em relação  a outras fontes de energia. O ICOG tem sempre defendido que Espanha deve apostar mais numa maior implementação.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview