Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Novo máximo histórico de energia eólica na UE

Revista O Instalador28/12/2017
De 23 a 26 de Dezembro, mais de 1/5 do consumo eléctrico na União Europeia (UE) foi abastecido pela produção eólica, que atingiu um novo máximo histórico.
Imagen

De acordo com dados da WindEurope - Associação Europeia de Energia Eólica, citados pela APREN, a electricidade eólica produzida naquele período foi suficiente para abastecer 21 % do consumo médio diário da UE (cerca de 2150 GWh), o que equivale a cerca de 17 vezes o consumo de Portugal. Esta produção permitiu alimentar o equivalente a 218 milhões de habitações, ou 77 % das necessidades da indústria europeia.


Estes dados reforçam o papel da energia eólica no abastecimento fiável e seguro das necessidades eléctricas dos vários estados europeus. Estima-se que, em 2017, a potência eólica instalada na UE tenha aumentado perto de 9 % (14 GW), em relação a 2016, atingindo actualmente 165 GW.


Até 2020 prevê-se que, a nível europeu, as centrais eólicas onshore e offshore, sejam a tecnologia renovável com o maior acréscimo de potência (50 GW), seguido das centrais fotovoltaicas, (35 GW).


Em Portugal, as centrais eólicas produzem anualmente perto de 1/4 das necessidades eléctricas nacionais, o que permite reduzir as importações de combustíveis fósseis em mais de 350 M€ por ano.


Adicionalmente, é importante destacar que o sector eólico nacional permitiu criar um cluster industrial responsável por mais de 22 mil empregos (directos e indirectos) e por uma exportação de equipamentos que ascende a quase 400 M€ por ano.


Saiba mais aqui .

REVISTAS

Profei, S.L.Siga-nosVulcanoInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial