Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Riscos ambientais e sociais marcam ano de 2017

Revista O Instalador30/12/2017
A intensificação dos riscos ambientais e sociais, entre outros, pautou o ano de 2017, tal como foi indicado em Janeiro no Global Risks Report 2017, do qual a consultora Marsh é parceiro na sua elaboração.
Imagen

Pela primeira vez, em 2017, os riscos ambientais foram os mais relevantes no Global Risks, tanto em termos de probabilidade, como de impacto.

“Eventos climatéricos extremos”, como tempestades, furacões, inundações, foi o risco a ocupar o 1.º lugar em termos de probabilidade e o 2.º lugar em termos de impacto; o de “catástrofes naturais”, como sismos, erupções vulcânicas, ocupava o 3.º lugar na probabilidade e o 4.º em impacto; por fim a “falha na mitigação das alterações climáticas” ocupava a 5.ª posição em termos de impacto (ver gráfico no final).

Fernando Chaves, especialista de Risco da Marsh Portugal, afirma que «2017 fica marcado, sem dúvida, pelo número de eventos climatéricos e catástrofes naturais em todo o mundo. Com a mais forte temporada de furacões dos últimos anos, com os furacões Harvey e Irma a causarem enorme devastação e podendo vir a ser os mais caros para a indústria seguradora. Mesmo com todos estes “alertas”, o Acordo de Paris, que era um passo importante na mitigação das alterações climáticas, sofre um forte retrocesso com a saída dos EUA. As alterações climáticas já não deviam ser uma questão, mas uma certeza».

O especialista da Marsh acrescenta que «Portugal viveu de perto estas alterações, assistindo a um verão extremamente quente, com a época de incêndios mais grave de sempre, à seca extrema que enfrentamos e à escassez da água para consumo que demorará a repor. Com a chegada do Inverno assistimos também às tempestades Ana e Bruno que apontam para um agravamento dos danos causados por este tipo de eventos. Portugal registou igualmente uma série de pequenos sismos que, não sendo raros, nos devem fazer recordar a necessidade de testar os planos de prevenção e resposta pós-crise».

Em 2017, também os riscos sociais e geopolíticos foram notícia. Na categoria dos riscos sociais, o aumento da migração involuntária, a instabilidade social e as crises de água foram temas relevantes e que acompanharam as tendências evidenciadas no Fórum Económico de Davos através do Global Risks.

De igual modo, os contínuos ataques terroristas, as crises políticas em vários países e a ameaça das armas de destruição em massa vieram confirmar as previsões feitas no início de 2017, considera a Marsh.

Fernando Chaves da Marsh Portugal considera que «os riscos políticos e geoestratégicos, bem como os riscos sociais têm estado na agenda de forma diária. Passado um ano após a publicação do Global Risks e revistas as tendências de longo prazo, não são expectáveis melhorias significativas. A título de exemplo, a relação direta entre alterações climáticas e a crise global da água afeta igualmente as crises migratórias e aumenta a probabilidade de conflitos entre estados vizinhos».

Numa era de grandes avanços tecnológicos, o risco de “ataques cibernéticos de grande escala” também aumentou muito quer em número de ocorrências, quer em termos de prejuízos em 2017. Segundo um Estudo da Marsh, divulgado em Outubro, as Organizações consideram agora o risco cibernético como um risco corporativo de topo, no entanto, o nível de preparação para lidar com um ataque cibernético é ainda muito baixo.

Fernando Chaves adverte que «com a entrada em vigor do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), em maio de 2018, as Organizações abrangidas já estão a sentir o efeito das ameaças cibernéticas: a questão não é se sofrerão um incidente cibernético, mas quando. Cerca de 23% dos respondentes do estudo da Marsh, a nível europeu, afirmaram que as suas organizações foram sujeitas a um ataque cibernético bem-sucedido no ano passado. Entendemos, porém, que a implementação do RGPD é uma oportunidade para os líderes das Empresas terem uma visão mais ampla e estratégica da gestão do risco cibernético».

A Marsh dá ainda destaque para a 4ª Revolução Industrial. «Em 2017 foi abordada, como nunca, a Inteligência Artificial, a robotização e o seu impacto no investimento e consequente previsão de aumento de desemprego. Aguardamos com grande expetativa o novo Relatório e quais as previsões para 2018».

Em Janeiro de 2018, será divulgado o Global Risks Report 2018 em Davos. A Marsh considera que este Relatório pode ser uma ferramenta estratégica importante para as Organizações.

REVISTAS

Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisVulcanoProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial