Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Para um melhor Ambiente em 2018

Revista O Instalador01/01/2018
A organização ambientalista Greenpeace enumerou alguns dos itens que, a serem seguidos, podem melhorar o mundo em 2018 e nos anos seguintes. A revista O Instalador acrescentou alguns respeitantes a Portugal.
Imagen

Texto: Revista O Instalador
Foto: José Alex Gandum

- Para 2018 e anos seguintes, as ONGs, nomeadamente a Greenpeace, avançam com a proposta de ser alcançado este ano uma lei sobre alterações climáticas e transição energética, que inclua o fim da energia nuclear e do carvão, visando um horizonte 100% renovável, de modo a evitar um aumento de mais de 1,5 graus centígrados no final do presente século.

- Também se advoga a redução de forma eficaz da utilização do designado plástico de uso único.
- O estabelecimento de planos de mobilidade urbana focados nas pessoas, através de sistemas de transportes inteligentes, com menos veículos particulares que utilizem combustíveis fósseis.
- Estabelecer políticas florestais que tenham em conta as alterações climáticas e a realidade dos incêndios, os quais são cada vez mais frequentes e intensos.
- Dar uma maior atenção à maior área protegida do planeta, o Mar de Weddell, na Antárctida.
- Aumentar a protecção da biodiversidade, com o início do Tratado dos Oceanos, pela ONU.
- Promover a participação efectiva dos cidadãos na transição energética, através do pacote legislativo europeu 'Energia limpa para todos'
- Consumir menos e melhor, com redução drástica do hiperconsumo. Promover o ecológico e o local. reduzir o consumo de carne e outros derivados de animais provenientes de gado industrial.
- Pôr fim à entrada de produtos oriundos do desmatamento e da degradação florestal (madeira, soja, carne, óleo de palma, papel...) na União Europeia.
- Fortalecer a qualidade democrática, com a aprovação de um regulamento da Lei da Transparência e do Acesso à Informação.

Em Portugal, as medidas mais urgentes a tomar dizem respeito à calamidade dos incêndios florestais e à seca, em especial em zonas com potencialidades agrícolas. Travar a poluição dos rios, nomeadamente o rio Tejo, o qual sofre a montante (ainda em Espanha) de um desvio do seu curso de água para o rio Segura. E ainda uma palavra para a mobilidade urbana, a qual tem vindo a piorar nos últimos anos - em especial em Lisboa - o que motiva a que os cidadãos recorram cada vez mais ao veículo particular.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoSoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial