218820160    oinstalador@gmail.com

A eficiência energética nos sistemas de abastecimento de água para consumo público vai ser tema de debate, no próximo dia 15 de Março, quarta-feira, pelas 10h00, no Centro de Empresas Inovadoras, em Castelo Branco.


Esta iniciativa inscreve-se no projeto LIFE Smart Water Supply Systems (SWSS) e será presidida pelo Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, contando com a presença do Presidente da Águas de Portugal, João Nuno Mendes, do Presidente do Conselho de Administração da EPAL, José Sardinha, e do Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Manuel dos Santos Correia.

No encontro, a par do debate em torno dos principais desafios do sector, vão ser apresentados os últimos avanços do projecto LIFE SWSS que visa a criação de uma plataforma tecnológica de apoio à optimização dos sistemas de abastecimento para diminuir os consumos de energia em 15% e respectivas emissões de dióxido de carbono (CO2) e reduzir até 2,6% nas perdas médias de água.

A plataforma vai ser testada em contexto real de operação, com três casos de estudo integrados em sistemas multimunicipais de abastecimento de água geridos por empresas do Grupo Águas de Portugal, um dos quais o subsistema de abastecimento de água com origem na captação de Santa Água, em Castelo Branco.

A iniciativa pretende ainda partilhar as boas práticas da EPAL no domínio da eficiência energética, como a ETAR da Guia que é a primeira ETAR portuguesa 100% auto-sustentável em energia.

O projecto LIFE surge como resposta para uma gestão mais eficiente e sustentável dos sistemas de abastecimento, considerando que as actividades de produção e de transporte de água representam significativos impactos ambientais, quer ao nível de perdas de água, quer ao nível dos consumos de energia e respectivas emissões de gases de efeitos de estufa.

O projecto LIFE SWSS, financiado no âmbito do programa comunitário LIFE em execução até 2018, é coordenado pelo Instituto de Soldadura e Qualidade com a parceria da Águas de Portugal, da EPAL, do Instituto Superior Técnico, da Hidromod e da Águas do Algarve.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview