218820160    oinstalador@gmail.com

Entre os dias 15 a 17 de Março, no Centro de Congressos de Lisboa, o ISQ estará como convidado a apresentar dois projectos – MAESTRI e SWSS (Smart Water Supply Systems) - no maior evento nacional de transferência de conhecimento, a Green Business Week. O Instalador é media partner do certame.


Foto: Olinda Gama

O projecto MAESTRI destina-se a promover a sustentabilidade das indústrias europeias, através do desenvolvimento de ferramentas para a monitorização e gestão da eficiência na utilização de recursos (matérias primas, água e energia) de sistemas produtivos.

Neste projecto está a ser desenvolvido um sistema de gestão para promover e simplificar a implementação das ferramentas de eficiência, de forma contínua, através de uma plataforma flexível Internet of Things, que possibilite a aplicação em empresas de diferentes dimensões.

Está a ser desenvolvido por um consórcio europeu, formado por 15 entidades europeias, oriundas de cinco Estados-membros, e tem uma duração de quatro anos.

É um projecto financiado pelo programa europeu Horizonte 2020 e tem um orçamento total que ronda os seis milhões de euros, dos quais cerca de dois milhões estão associados à participação portuguesa.

Já o projecto SWSS (Smart Water Supply Systems) está alinhado com a necessidade de tornar os sistemas de abastecimento de águas mais eficientes. Este é um projecto coordenado pelo ISQ e responde aos desafios lançados pela União Europeia para 2020, no que diz respeito aos sectores económicos com consumo intensivo de energia, às perdas de água no âmbito da directiva quadro para a água e à necessidade de aprofundar o conhecimento sobre os sistemas.

Assim, visa demonstrar uma plataforma inovadora (SWSS) para a gestão e apoio à decisão de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) em condições reais de trabalho.

Esta plataforma pretende ainda apoiar as empresas que gerem os sistemas de abastecimento de água na melhoraria da eficiência energética e do abastecimento de água. A plataforma SWSS está a ser demonstrada em contexto real em três unidades de SAA.

O SWSS é projecto financiado no âmbito do programa comunitário LIFE e conta com um orçamento de cerca de 1,4 milhões de euros, que estará em execução até Agosto de 2018.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview