Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Tecnologia verde nos edifícios

Revista O Instalador09/01/2018
A eficiência energética nos edifícios tem implicação positiva na redução das emissões de CO2 e na redução do consumo de petróleo. No entanto, há que mudar as mentalidades, dizem os especialistas.
Imagen

Texto: José Alex Gandum


Reduzir as emissões de CO2 e evitar que as temperaturas aumentem mais do que 2 graus centígrados até ao final do século implica a aplicação de novas tecnologias, especialmente em edifícios, os quais, juntamente com os transportes e a indústria, são a primeira fonte de poluição. Mas os especialistas colocam a questão: "como é possível mudar hábitos enraiados nas pessoas há muitos anos?". O design inteligente parece ser uma das soluções.


Juliana Qiong Wang, economista de energia e membro do Instituto Yale de Energia do Clima e Energia da Universidade de Yale, nos EUA, refere que «o futuro está no design inteligente, com questões simples, como, por exemplo, onde colocar o frigorífico, se voltado para norte ou para o sul, ou como redireccionar o calor gerado pela casa, nomeadamente através deste equipamento, pois pode conseguir-se uma troca de calor com o objectivo de que a casa use a sua própria energia».


Mas isto exige uma mudança de mentalidade e uma maior consciencialização pública, além de políticas e tecnologias adequadas para uso público e privado, para reduzir o consumo de energia e melhorar a eficiência energética dos edifícios.


Wang adianta que «a comunidade científica e os políticos devem concentrar-se na causa do sector da construção porque, de acordo com os cálculos aerodinâmicos, o arrefecimento de uma casa em apenas um grau gastará três vezes mais energia do que o seu aquecimento, pois a humidade é um factor com muito peso».


De acordo com um relatório do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUMA), na Europa mais de um quinto do consumo de energia e mais de 45 milhões de toneladas de CO2 podiam ser evitadas até 2020 com a implementação de regulamentos mais ambiciosos para edifícios antigos e novos.


Para a Agência Internacional de Energia (IEA), o sector da construção é um dos sectores mais efectivos em termos de custos para reduzir o consumo de energia. «As economias de energia são estimadas em 1,5 milhões de toneladas equivalentes de petróleo até 2050», anunciou Jens Laustsen, analista sénior da política energética da IEA.


Reduzir a demanda global de energia e melhorar a eficiência energética em edifícios poderia reduzir significativamente as emissões de CO2 no sector da construção com uma possível mitigação de 12,6 giga toneladas de emissões de CO2 até 2050.

REVISTAS

Profei, S.L.Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial