Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Ambientalistas contra a 'pesca eléctrica'

Revista O Instalador10/01/2018
Um grupo de organizações ambientais europeias enviou uma carta conjunta á Comissão Europeia, exigindo que se tenha em conta as recomendações científicas que condenam a designada 'pesca eléctrica'.
Imagen

Texto: Jos é Alex Gandum


A pesca eléctrica consiste em equipar as enormes redes de pesca de arrasto com eléctrodos e, de acordo com ONGs, ao passá-las através do fundo do mar, essas redes emitem choques de corrente eléctrica para o sedimento, causando convulsões musculares em organismos marinhos, forçando-os a sair do seu meio natural, para assim poder capturá-los mais facilmente nas redes.


É um método de pesca indiscriminado para pescar mais peixes com menos esforço e economizar combustível, mas isso causa impactos muito graves de destruição da vida e ambiente marinhos. As ONGs acrescentam na sua carta que esta modalidade é muito prejudicial também para pescadores artesanais em pequena escala.


O que as ONGs pretendem é que a Comissão Europeia revogue uma concessão que ela própria atribuiu em Dezembro de 2006, permitindo aos estados-membros que praticassem a pesca eléctrica, apesar da proibição de 1998 do uso de métodos de pesca destrutivos, como a pesca com explosivos, veneno ou corrente eléctrica.


As ONGs denunciantes são BLOOM, End Ecocide on Earth, the Irish Wildlife Trust, Blue Marine Foundation, the Black Fish, Notre Affaire à Tous, Low Impact Fishers of Europe (LIFE), Gillnet Fishers of the North of France, Thanet Fishermen, Queenbourgh Fishermen, Leigh and Southend Fishermen, Mersea Island Fishermen, Lowestoft Fish Market Alliance, Irish Islands Marine Resource Organisation (IIMRO), Plateforme Petite Pêche Artisanale Française e Fishermen United.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Profei, S.L.Siga-nosSolius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial