218820160    oinstalador@gmail.com

No átrio de um condomínio havia uma planta que nunca tinha dado flor. E, pior, o odor que exalava não era o mais agradável. Que planta é aquela e o que é que se pode fazer com ela? Esta é apenas uma das muitas questões que vão chegando ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), enviadas por pessoas que querem saber mais sobre as espécies vegetais que fazem parte da sua vida.


No seguimento do podcast “Todas as Plantas Têm Nome”, com 50 episódios, o JBUC abre agora o “Consultório Botânico” para responder a todas as dúvidas apresentadas. A nova temporada aposta em criar um diálogo directo entre cientistas e público. 

De acordo com António Gouveia, director do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, «a ideia é contactar directamente a pessoa e gravar a pergunta, que será respondida por um cientista». 

“Que plantas interiores são resistentes à falta de luz e conseguem viver em ambientes sombrios?” ou “Tenho uma planta, mas não sei se é tóxica ou venenosa para animais” são exemplos de questões que serão respondidas no Consultório Botânico e que muitas vezes não são de resposta óbvia. 

«Não tenham medo de perguntar, qualquer dúvida é um ponto de partida para falarmos da vida das plantas e da sua importância para todos nós», nota o director do jardim. 

Para participar, basta preencher o formulário no site do Jardim Botânico (https://www.uc.pt/jardimbotanico) ou enviar mensagem para o endereço electrónico: consultorio.botanico@uc.pt.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview