Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Desenvolvida a primeira folha artificial capaz de criar oxigénio

Revista O Instalador12/01/2018
A "Silk leaf" (folha de seda, em português), nome com que Julian Melchiorri batizou a sua criação, tornou-se a primeira folha sintética capaz de criar oxigénio sozinha. Esta invenção, citada pelo Mundoagro, pode realizar os mesmos processos que as plantas reais, isto é, através da fotossíntese converter água, dióxido de carbono e luz em oxigénio.
Imagen

Esta folha artificial foi feita à base de seda, uma vez que este material permite estabilizar moléculas orgânicas.


A este agregam-se cloroplastos, que é o composto das folhas que permite a fotossíntese.


O projecto contou com a colaboração da Universidade Tufts (nos EUA), que ajudou na tarefa de extrair o cloroplasto das folhas reais e colocá-las na artificial.


«Extraí o cloroplasto das células das plantas e coloquei-o dentro da proteína de seda. Com isso, consegui ter o primeiro material fotossintético que vive e respira como uma folha real», disse Melchiorri.


Dois dos usos que terá são gerar oxigénio em expedições espaciais e integrar nos sistemas de ventilação dos edifícios, permitindo a criação de um maior volume de oxigénio do que o consumido.

REVISTAS

SoliusDaikin - Ar CondicionadoSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial