Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

AIE revê em baixa consumo mundial de petróleo para este ano e 2017

Revista O Instalador14/09/2016
A Agência Internacional de Energia reviu em baixa o consumo mundial de petróleo tanto para este ano como para 2017 e prevê a manutenção do excesso de oferta do mercado.

No relatório mensal sobre o mercado petrolífero, a Agência Internacional de Energia (AIE) diminuiu as previsões da procura global para este ano para 96,1 milhões de barris por dia, menos 100 mil barris diários que traduz um aumento de 1,3 milhões de barris diários face a 2015.

Em 2015 o acréscimo do consumo de petróleo mundial face ao exercício precedente tinha sido de 1,6 milhões de barris por dia.

Para 2017, o consumo será de 97,3 milhões de barris, apenas mais 1,2 milhões de barris por dia do que em 2016 e que traduz uma revisão em baixa de 200 mil barris face à previsão da organização efectuada em Agosto.

Esta revisão resulta em primeiro lugar da constatação dos dados do terceiro trimestre, durante o qual o acréscimo do consumo, que foi de 1,4 milhões de barris diários em termos homólogos no segundo trimestre, foi apenas de 0,8 milhões de barris por dia no terceiro trimestre, a taxa mais baixa

Os autores do estudo destacam que os principais pilares nos últimos tempos da expansão do consumo, que foram a China e a Índia, cada vez o são menos, e que as preocupações sobre os países em desenvolvimento estão a pesar.

Na Europa há uma descida no terceiro trimestre devido à queda das entradas de petróleo na França, Finlândia e em Itália.

A AIE sublinha que em termos gerais, depois de mais de um ano durante o qual o barril oscilou em torno dos 50 dólares, o preço baixo está a deixar de ser um incentivo para aumentar a procura.

A organização também sublinha o aparente paradoxo de que apesar do afundamento dos investimentos na extração devido aos baixos preços do petróleo, a oferta da OPEP (Organização de Países Exportadores de Petróleo) se esteja a expandir.

Assim, a AIE refere que não espera que a dinâmica da oferta mude significativamente nos próximos meses, prevendo que continue a ser superior à procura até pelo menos à primeira metade de 2017.

REVISTAS

SoliusProfei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial