Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

COGEN promove workshop sobre Licenciamento Único Ambiental

Revista O Instalador15/01/2018
A COGEN Portugal vai promover no dia 25 de Janeiro, entre as 14h00 e as 17h30, no Porto, um workshop destinado a esclarecer aquilo que é o Licenciamento Único Ambiental (LUA).
Imagen

Foto: Jos é Alex Gandum


A Associação Portuguesa para a Eficiência Energética e Promoção da Cogeração (Cogen Portugal) faz o enquadramento do LUA, referindo que este encontra-se estabelecido no Decreto-Lei n.º 75/2015, de 11 de Maio e trata-se de um regime legal em matéria de ambiente.


Este regime traduz-se num procedimento de emissão de um Título Único Ambiental (TUA), que constitui um título único de todos os atos de licenciamento no domínio do ambiente, condensando toda a informação relativa aos requisitos aplicáveis ao estabelecimento ou atividade em matéria de ambiente.


O LUA articula-se com todos os diversos regimes de licenciamento da actividade económica, designadamente, com o Sistema da Indústria Responsável (SIR), com o Regime de Exercício das Actividades Pecuárias (REAP), com o Regulamento de Licenças para as Instalações Eléctricas (RLIE), quando estejam em causa pedidos de licenciamento no domínio do ambiente no âmbito desses regimes.


O regime de Licenciamento Único de Ambiente (LUA) foi concebido com o objectivo de simplificar, harmonizar e articular os vários regimes de licenciamento no domínio do ambiente, de modo a que, na sua base estivesse "um pedido, um título, uma taxa". As novas licenças no domínio do ambiente (por exemplo, licenças de furos, ETAR, operações de gestão de resíduos) ou renovações de licenças antigas terão de seguir os trâmites publicados neste regime do LUA.


A formação estará a cargo de Elsa Gameiro, e o workshop destina-se a Directores Industriais e Técnicos de Ambiente; a Técnicos / Técnicos Superiores de Segurança Higiene no Trabalho; a Empresas de consultoria; e a outros interessados em adquirir conhecimentos na área de Legislação Ambiental.


Inscrições e mais informações deverão ser feitas para cogen.portugal@cogenportugal.com

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosDaikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial