Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

«É fundamental uma maior participação associativa do sector AVAC»

Revista O Instalador16/01/2018
Jorge Carvalho, Consulting Sales Manager da Daikin, fala nesta entrevista a’O Instalador, do mercado AVAC em Portugal e antecipa os desafios do sector nos próximos tempos. As soluções Daikin, a inovação, a sustentabilidade ambiental e a tecnologia de ponta são outros dos temas analisados.
Imagen

Entrevista_Ana Clara

Fotos_José Alex Gandum

O Instalador - Como está o mercado AVAC a reagir aos sinais positivos da economia portuguesa este ano?

Jorge Carvalho - Omercado está a animar, começando sempre a mostrar sinais pelo lado dos projectistas. São estes profissionais os primeiros a sentir o aumento de investimentos que irão ser concretizados num médio, longo prazo. No mercado doméstico, dominado maioritariamente por instaladores, também se sente uma grande retoma pois a economia em crescimento trás uma série de novos investimentos quer pessoais quer empresariais. De uma maneira geral, os tempos que “correm” são de optimismo, no entanto, há que ter alguma dose de precaução e cada vez mais os custos tem de ser controlados, para que se consiga fazer frente às quedas de trabalho.

Estamos já em época de frio, quais as soluções Daikin ao dispor do mercado - seja doméstico ou industrial - que destaca em termos de oferta integrada?

A Daikin dispõe de um conjunto de soluções que consegue climatizar qualquer espaço que requeira tratamento térmico adequado com níveis de conforto de excelência. O mercado industrial é diferente, não depende da sazonalidade mas sim do tipo de produção a que se destina o tratamento térmico no processo. Para este sector temos os nossos arrefecedores/aquecedores de água arrefecida/aquecida (vulgo chillers), e as nossas unidades de tratamento de ar que movimentam grandes quantidades de ar previamente tratado a todos os níveis e requisitos necessários (térmicos, químicos, biológicos, etc.). Respondendo directamente à pergunta, e para o mercado doméstico, a nossa grande aposta são as bombas de calor Altherma que conseguem aquecer, arrefecer e ainda fazer a produção de águas quentes sanitárias com níveis de eficiência muito interessantes. Também hoje em dia os equipamentos de expansão directa tipo Split, são vistos como solução para o aquecimento do ar ambiente.

Inovação e tecnologia de ponta são duas valências que a Daikin tem como prioridades na concepção dos seus produtos. Isto tem feito a diferença?

Sem dúvida que a inovação e as tecnologias de ponta são uma grande alavanca para o nosso sucesso comercial e reconhecimento no mercado, de tal maneira que muitas das vezes os nossos concorrentes aparecem com soluções similares, o que nos ajuda a não estagnar com a inovação.

Certificação ISO 14001

A responsabilidade ambiental e as normas ambientais são, para a Daikin, algo também muito importante. Fale-me um pouco delas, qual a sua política?

A responsabilidade ambiental é um dos nossos valores corporativos mais importantes, a par da qualidade e das pessoas. A nossa política ambiental enquanto empresa de comercialização de equipamento de climatização está ciente da sua responsabilidade social e ambiental. A Daikin Portugal identifica-se com os esforços globais de protecção ambiental e, em consonância com a filosofia ambiental do Grupo Daikin, considera como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável, adoptando e promovendo as melhores práticas ambientais e a utilização das melhores tecnologias disponíveis. A certificação ISO 14001 é uma das exigências a todas as afiliadas do grupo, sendo a nossa política recentemente revista de acordo com a transição da norma atrás referenciada.

Que tipo de actividades ambientais e sociais tem organizado a Daikin este ano e quais os objectivos?

Para além de envolver e consciencializar cada colaborador, garantindo o seu empenho na gestão ambiental da empresa e ainda incentivar os seus fornecedores, contratados e clientes, no sentido de melhorar o seu desempenho ambiental em todas as suas actividades, produtos e serviços. Este ano a Daikin integrou mais uma vez o Movimento Eco (www.movimentoeco.pt), em que o slogan deste movimento é ”Portugal sem fogos depende de todos” (uma realidade cada vez mais actual). Levámos a cabo um dia de reflorestação no Parque Biológico da Serra da Lousã com a participação dos nossos parceiros de negócios. Internamente promovemos um dia de educação ambiental com um passeio no Sado para observar golfinhos, evento este aberto às famílias e destinado principalmente às crianças. Concursos internos para os mais pequenos de frases, desenhos e até fotografias têm sido prática comum. Os próximos objectivos ambientais passam por dar cumprimento à nova Transição da norma, em que o que influenciamos de dentro para fora mais do que nunca é prioritário. Como conseguimos? A resposta é simples: com soluções e equipamentos cada vez mais eficientes de modo a reduzir a pegada ecológica dos nossos clientes, soluções ao encontro das “smart cities” com sistemas de gestão e controlo de respostas, simples, rápidas e efectivas.

A Daikin participa activamente no sector do AVAC em Portugal. Em que moldes?

Sim, a nossa participação é bastante activa no sector, o nosso contributo é dado fazendo parte da direcção da APIRAC, para além de participar na comissão de distribuidores, onde aqui se tentam encontrar respostas e soluções para os problemas inerentes aos distribuidores no nosso mercado. Também temos uma participação activa na gestão de resíduos eléctricos e electrónicos como membros do conselho de administração da Amb3e. A ligação às ordens de engenharia, associações do sector como EFRIARC e ANPQ, bem como instituições do ensino de engenharia, em que nestes organismos participamos em eventos na divulgação de novas tecnologias, palestras aos alunos, patrocínios nos eventos destes organismos, são deste modo outra forma de participar e ajudar a partilhar conhecimento ao sector.

(continua)

Nota: Esta é parte da entrevista publicada na edição n.º 259/Novembro 2017 da revista O Instalador. Para aceder na íntegra ao seu conteúdo, solicite uma assinatura através do seguinte contacto: oinstalador@gmail.com

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosVulcanoProfei, S.L.Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    11/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial