Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Zero quer que Bruxelas ajude a acabar com cultura de usar e deitar fora

Revista O Instalador16/01/2018
A cultura de usar e deitar fora materiais como o plástico tem de acabar, defende a associação ambientalista Zero, que espera que a estratégia europeia que será anunciada esta terça-feira acabe com o descartável e promova a reutilização.
Imagen

A cultura de usar e deitar fora materiais como o plástico tem de acabar, defende a associação ambientalista Zero, que espera que a estratégia europeia que é anunciada esta terça-feira acabe com o descartável e promova a reutilização.


«A União Europeia terá os cidadãos do seu lado, se tiver a coragem de tomar medidas concretas e eficazes para reduzir o uso de plástico, em particular as suas utilizações descartáveis», afirma a associação em comunicado divulgado na véspera da divulgação da estratégia para lidar com o problema do plástico.


Existem 150 milhões de toneladas de plástico actualmente, uma montanha que não para de aumentar anualmente e que consome 06% de toda a produção de petróleo, poluindo mares, peixe e contribuindo tanto para o aquecimento global como todo o sector da aviação.


Para a Zero, é preciso «a redução da procura para que haja uma clara redução da oferta», com penalizações para o uso de materiais descartáveis e aposta em «soluções duráveis, que permitam a reutilização e a reparação».


Essa aposta é aplicação do princípio da economia circular, em que os materiais e os produtos podem voltar a entrar na cadeia de consumo, com o mínimo desperdício.


A Zero espera ainda que no documento, que vai ser apresentado pela Comissão Europeia na terça-feira, se desincentive «a cultura do uso descartável, qualquer que seja o material».


«A solução não está em substituir o plástico por outros materiais e manter os mesmos hábitos de produção e consumo de utilização única, mas antes, alterar o paradigma e estimular o uso de materiais duráveis e reutilizáveis», considera a associação.


Os cidadãos partilham esta preocupação, afirma a Zero, citando números do Eurobarómetro de Novembro passado, segundo os quais «87% dos europeus estão preocupados com o impacto do plástico no ambiente (91% em Portugal) e três em cada quatro (74%) estão preocupados com os impactos que este material pode ter na sua saúde (77% em Portugal)».

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.VulcanoInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    11/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial