Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Bruxelas recomenda avaliação de alternativas às barragens

Revista O Instalador18/01/2018
A Comissão Europeia recomenda que Portugal avalie «a vulnerabilidade e os riscos climáticos das barragens» e aponte para outras fontes de energia face às projecções do clima.
Imagen

A recomendação consta da resposta enviada pela comissária europeia para a Política Regional, Corina Cretu, ao eurodeputado Fernando Ruas (PSD), que a tinha questionado sobre possíveis apoios a Portugal no combate aos efeitos da seca.

«Até ao presente, as autoridades portuguesas ainda não solicitaram qualquer apoio em relação às secas», escreveu, numa carta datada de 8 de Dezembro de 2017, citada pela Lusa, mas que só hoje chegou ao eurodeputado.

Cretu alertou que «as projecções climáticas para Portugal indicam uma diminuição da precipitação ao longo do tempo em muitos locais», acrescentando que «poderá ser pertinente realizar uma avaliação da vulnerabilidade e dos riscos climáticos das barragens e dos sectores em causa». Para a comissária «a energia hidroeléctrica, que é uma componente importante do pacote energético de Portugal, poderá ser negativamente afectada, o que mereceria uma reflexão sobre a transição gradual para outras fontes de energia renováveis».

Nesta área, informou, é «elegível o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional» no âmbito de objectivos temáticos de apoio à transição para uma economia hipocarbónica em todos os sectores, nomeadamente através da promoção da produção e distribuição de energia proveniente de fontes renováveis.

No que respeita à agricultura, Bruxelas lembrou que «o apoio ao restabelecimento do potencial de produção agrícola afectado pelas secas pode ser assegurado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural».

Por seu lado, o Fundo de Solidariedade da União Europeia foi revisto em 2014 para «incluir uma disposição específica que permita a mobilização de fundos, mesmo no caso das catástrofes de evolução lenta como são as secas».

Ruas tinha questionado, em Novembro último, Bruxelas sobre quais as estratégias em curso para os Estados-membros mais afectados pela seca e que medidas extraordinárias a Comissão equacionaria adoptar para minimizar os impactos.

Em Setembro de 2017, mais de 80% de Portugal continental encontrava-se em seca severa, segundo o Boletim Climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, a 30 de Setembro cerca de 81% do território estava em seca severa, 7,4% em seca extrema, 10,7% em seca moderada e 0,8% em seca fraca.

No passado dia 12, o ministro do Ambiente afirmou que cerca de 60% do território estava nessa data em seca, o que correspondia, «mais ou menos, ao território a sul do Tejo e à raia espanhola».

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosSoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial