Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Uma nova metodologia para medir a diversidade na paisagem

Revista O Instalador19/01/2018
Uma investigação efectuada na região de Madrid, Espanha, visou a necessidade de avaliar como a heterogeneidade da paisagem muda com a escala de trabalho.
Imagen

Foto: Jos é Alex Gandum

Num trabalho publicado na revista Land Use Policy, foi mencionado que os professores da Universidade Católica de Ávila (UCAV), Javier Gutierez Velayos e Javier Velázquez Saornil, pertencentes ao grupo de investigação 'Técnicas de Planeamento Integral e Gestão Sustentável do Território', juntamente com a participação de outros investigadores da Universidade Politécnica de Madrid, da Universidade Rey Juan Carlos e da Iberdrola España, SA, desenvolveram uma metodologia para medir a diversidade do mosaico da paisagem, com base na utilização da cartografia do uso do solo.

De entre as conclusões obtidas, salienta-se a importância de aumentar a intervenção na área florestal, nas áreas agrícolas ou nas de alta componente urbana, para aumentar a diversidade da paisagem. Também foi determinado que a avaliação da diversidade territorial no nível regional não é adequada, especialmente quando a região contém macro-paisagens e sub-regiões com amplas diferenças físicas ou de uso do solo.

É vulgar haver nas últimas décadas em qualquer país do mundo, mas em especial nos países europeus, um conflito entre as áreas florestais, as áreas agrícolas e as áreas urbanas, com algumas a invadir outras e vice-versa. Aliás, os incêndios florestais em Portugal são disso um exemplo, porque deixaram só de assolar áreas antigamente agrícolas para chegar, inclusive, a áreas urbanas. Outros exemplos, mas estes válidos, são as áreas de pequena agricultura no interior de áreas urbanas, numa coexistência útil e boa para o ambiente. Tendo um conhecimento do território, é possível geri-lo melhor segundo as aptidões dos solos e dos cursos de água, por exemplo.

Esta metodologia que pretende identificar e orientar as interacções entre as várias regiões é uma metodologia simples e acessível para o estudo dos processos paisagísticos, que permite aprofundar a compreensão dos processos territoriais e o seu significado e, além disso, é possível identificar os usos da terra mais influentes para a heterogeneidade a partir das variações na diversidade do padrão territorial.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosProfei, S.L.Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial