Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Energias Limpas: Cleantech Camp abre nova convocatória para 2018

Revista O Instalador19/01/2018
O objectivo do programa é promover a transferência tecnológica e o empreendedorismo no campo das energias limpas. Este ano, a iniciativa traz novidades como novas temáticas de aceleração relacionadas com as infra-estruturas de redes energéticas.
Imagen

Os três projectos com maior potencial de impacto no mercado receberão uma contribuição financeira e apoio à aceleração e ao crescimento empresarial avaliada em mais de 50.000 euros.

A InnoEnergy, a Gas Natural Fenosa, a agência Barcelona Activa, a Câmara Municipal do Porto e o UPTEC, através da iniciativa ScaleUp Porto, anunciam o lançamento da terceira edição do programa Cleantech Camp, que abriu esta semana a convocatória de propostas de negócio até ao dia 18 de Fevereiro.

A convocatória é dirigida a qualquer empreendedor (doutorado, investigador ou profissional) com uma ideia de negócio ou empresa em fase inicial que queiram empreender no sector das energias limpas.

Uma das novidades deste ano é a presença da cidade do Porto no evento, dando a oportunidade aos participantes de conhecer o ecossistema empresarial desta cidade portuguesa.

Nesta edição, o parceiro principal, a Gas Natural Fenosa, em parceria com a InnoEnergy, procura soluções relacionadas com os seguintes desafios: automação e controlo de redes de distribuição energética, geração distribuída e autoconsumo, infra-estruturas para a mobilidade sustentável (VE+GNV), realidade virtual e aumentada para infra-estruturas energéticas.

De todas as candidaturas recebidas, serão seleccionados um máximo de 15 projectos relacionados com as seguintes temáticas:

  1. IoT & AI energia.
  2. Eficiência energética.
  3. Smart Cities.
  4. Energias renováveis.
  5. Mobilidade sustentável
  6. Smart grids.
  7. Cibersegurança & blockchain na energia.


Josep-Miquel Torregrosa, business creation officer da InnoEnergy Iberia, afirma: «depois de mais de seis anos a acelerar e investir em startups e PMEs do sector da energia e das tecnologias limpas, usamos a nossa experiência e tudo o que aprendemos, para desenhar um programa que contém formação e sessões de trabalho necessárias para que qualquer empreendedor possa validar e lançar um novo produto ou serviço no mercado».

Já Mónica Puente, directora de inovação tecnológica da Gas Natural Fenosa, refere que «o Cleantech Camp é uma iniciativa muito interessante que tem um grande potencial para valorizar as ideias e projectos de empreendedores e grupos de investigação inovadores. O programa é formado por profissionais de alto nível e, na Gas Natural Fenosa, acreditamos que nos podem ajudar a desenvolver iniciativas que adicionem valor aos nossos clientes e que contribuam para a promoção das energias limpas».

Para Filipe Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto e Vereador do Pelouro da Inovação e Ambiente, «a aposta do Porto neste programa reforça a preocupação e o compromisso da cidade com a questão das alterações climáticas, e o papel que as cidades podem ter no apoio ao desenvolvimento de tecnologias e negócios que nos ajudem a construir um futuro mais sustentável».

O programa tem um formato muito dinâmico para se poder elaborar o plano da empresa e validar a ideia de negócio com os parceiros do programa. O objectivo final é que os participantes validem com o mercado a ideia de negócio e criem a estratégia de implementação e lançamento adequada.

Os custos de viagem e alojamento nas cidades onde se irá desenvolver o programa estão cobertos pela organização. Além disso, os participantes disporão de um espaço na agência Barcelona Activa e no UPTEC, assim como acesso ao Innovation Hub da Gas Natural Fenosa para a realização de workshops.

Os participantes do Cleantech Camp passam também a estar elegíveis ao programa de investimento da InnoEnergy, tendo possibilidade de aceder a um investimento avaliado em 500.000 euros, em diferentes fases.

Nesta edição, o programa Cleantech Camp conta com a colaboração da ESADE Business School como Training Partner, com a presença de diferentes colaboradores e professores como o director do programa B2B Sales Management, Oscar Torres, ou a directora da ESADE Entrepreneurship Institute, Luisa Alemany. Para a lista completa de formadores e mentores, consulte a página do programa.

O vencedor receberá 20.000 euros e o primeiro e segundo finalistas receberão 10.000 e 5.000 euros, respectivamente, além do suporte para o crescimento e consolidação do projecto com contributos em serviços no valor de 15.000 euros para os projectos com maior potencial de Espanha e Portugal.

Estas contribuições serão feitas pelos knowledge partners do programa, Osborne Clarke, Ateknea, SRS Advogados e ZBM Patents que estarão também presentes no evento final do programa, no dia 21 de Junho, como jurados.

As inscrições para participar no programa podem ser feitas aqui .

REVISTAS

SoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial