218820160    oinstalador@gmail.com

A Organização Não-Governamental (ONG) SEO/BirdLife chamou a atenção para que as alterações climáticas estão a andar mais depressa que as acções europeias contra elas.


Foto: José Alex Gandum 

A SEO/BrirdLife diz ainda que os objectivos propostos pelo Parlamento Europeu (PE) no pacote de energia limpa para 2030 são «insuficientes» e «não cumprirão» o Acordo de Paris sobre o Clima. Embora reconheça que a proposta do PE é mais ambiciosa em muitos aspectos que a proposta original da Comissão Europeia (CE) e a posição dos Estados-Membros, aquela ONG adverte para os perigos de adiar a descarbonização, por exemplo. 

Na semana passada, o PE aprovou três propostas legislativas no âmbito do pacote de energia limpa: a revisão das directivas sobre energia renovável e eficiência energética; um novo Regulamento de Governança para orientar a transição de energia; e a descarbonização da União Europeia (UE) até 2050. 

A organização ambientalista lembrou ainda que, também na semana passada, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) referiu que globalmente os anos de 2015, 2016 e 2017 foi o triénio mais quente da história da Terra. 

Quanto aos aspectos negativos, a ONG critica que a proposta não estabelece metas nacionais para energia renovável ou eficiência energética e que mantenham até 2030 o objectivo actual da produção de biocombustíveis de primeira geração, baseados em cereais e oleaginosas. Além disso, ainda se denuncia que a proposta permite a queima de troncos de árvores inteiras em centrais térmicas. 

David Howell, responsável de clima e energia da SEO/BirdLife, afirmou que «num cenário de alterações climáticas os campos devem produzir alimentos de forma sustentável e não combustíveis de forma insustentável». 

O especialista advertiu ainda, em declarações às agências europeias de informação, que incentivar a queima de troncos e tocos em centrais termoeléctricas é um perigo para os usos tradicionais das áreas florestais, com consequências como aumento de emissões e a redução do avanço dos veículos eléctricos.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview