Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Protecção de habitats: Bruxelas leva Portugal a tribunal por incumprimento

Revista O Instalador26/01/2018
A Comissão Europeia anunciou que vai intentar uma acção junto do Tribunal de Justiça da União Europeia (UE) contra Portugal por incumprimento da sua obrigação de proteger adequadamente certos habitats naturais e espécies, avança a Lusa.
Imagen

Em comunicado, a Comissão Europeia informou que Portugal não designou zonas especiais de conservação (ZEC) para protecção dos habitats naturais e das espécies incluídos na rede Natura 2000 e não estabeleceu as medidas de conservação necessárias para essas zonas.

Portugal tinha de designar sete ZEC na região atlântica até 7 de Dezembro de 2010 e 54 Sítios de Importância Comunitária (SIC) na região mediterrânica até 19 de Julho de 2012.

De acordo com Bruxelas, «as actuais medidas adoptadas no âmbito do plano sectorial português para a rede Natura 2000 (PSRN2000) e de outros planos sectoriais e especiais (por exemplo, planos de desenvolvimento rural, como o PRODER, e planos municipais) não são suficientemente exaustivas nem concretas para permitirem um nível de protecção adequado e a designação de ZEC».

Na nota, a Comissão recorda que «instou repetidamente Portugal no sentido do cumprimento das suas obrigações», tendo enviado uma carta de notificação formal em Fevereiro de 2015 e um parecer fundamentado em maio de 2016.

A Directiva Habitats requer o estabelecimento da rede Natura 2000, a rede de protecção de áreas naturais a nível europeu, constituída por zonas especiais de conservação ZEC e por zonas especiais de protecção (ZEP) das aves, no âmbito da Directiva Aves, com cada Estado-Membro a ser responsável pela identificação e a proposta de sítios importantes para a conservação das espécies e habitats que ocorrem no seu território e certos habitats naturais e espécies.

REVISTAS

Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial