Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Renováveis: Portugal no grupo de países que ainda não atingiu objectivos para 2020

Revista O Instalador27/01/2018
Alguns países da União Europeia já atingiram os objectivos nacionais para 2020 de energia proveniente de fontes renováveis, como é o caso da Suécia, que lidera o ranking. Portugal ainda está longe da meta de 30% que tem para 2020.
Imagen

Texto: José Alex Gandum
Gráfico: Eurostat

Em 2015 já a Suécia tinha ultrapassado o seu objectivo nacional em relação a energias renováveis (53,8% para um objectivo de 50%). A Finlândia, com 38,7%, também já tinha atingido o seu objectivo nacional, assim como a Dinamarca (32,2%).

A Croácia há muito que ultrapassou o seu objectivo, enquanto Estados-membros como a Estónia, Lituânia, Roménia, Bulgária, Itália, Checa e Hungria, também já atingiram os seus objectivos nacionais, que diferem uns dos outros porque têm em conta a possibilidade de cada país produzir energia a partir der fontes renováveis.

Portugal fixou a meta de 30%, e ainda pode lá chegar pois está nos 28%. Pior está a Espanha, que apontou para a meta de 20% e ainda vai nos 17,3%. O panorama da Alemanha também não é famoso, mas muito pior estão os objectivos de grandes países como França (16% para 23%), Reino Unido (9,3% para 15%), Polónia (12% para objectivo de 15%), ou outros mais pequenos, como Irlanda (9,5% para 16%), Holanda (6% para 14%) ou Bélgica (8,7% para 13%), para não falar do Luxemburgo, que ocupa o último lugar do ranking, com apenas 5,4% (para 12%) da sua energia a ter origem em fontes renováveis.

No cômputo geral de todos os países da União Europeia, onde a meta é de 20% para 2020, ainda faltam 2,5 pontos percentuais para cumprir a meta europeia. Os dados foram publicados do dia 25 de Janeiro pelo Eurostat, o organismo de estatísticas europeu.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.SoliusSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial