Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

O calor do interior da Terra também contribui para o degelo das calotes polares

Revista O Instalador27/01/2018
A perda de calor do interior da Terra numa grande área da Gronelândia está a contribuir também para o derretimento da camada de gelo inferior, o que desencadeia o deslizamento das geleiras em direcção ao mar
Imagen

Nem só o aquecimento global à superfície está a contribuir para o degelo das calotes polares no Pólo Norte. As águas profundas dos fiordes do nordeste da Gronelândia, por exemplo, estão a ser aquecidas pelo calor que se perde gradualmente no interior da Terra, de acordo com dados apresentados por investigadores da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, através de relatórios científicos, sendo a primeira vez que estes fenómenos são quantificados.

«O nordeste da Gronelândia tem várias fontes termais onde a água aquece até 60 graus centígrados, e, como a Islândia, a área possui abundante actividade subterrânea geotérmica», explicou o professor Soren Rysgaard, que liderou a investigação.

Segundo os especialistas, não é fácil medir o fluxo geotérmico (o calor que emana do interior da Terra) debaixo de uma geleira, mas dentro da área investigada há várias grandes geleiras directamente conectadas à camada de gelo. Se a Terra soltar o calor num fiorde, o calor também se infiltra no fundo das geleiras. Isso significa que as geleiras derretem por baixo e, portanto, deslizam mais facilmente no local onde assentam quando se deslocam para o mar.

«É uma combinação de temperaturas mais altas no ar e no mar, a precipitação de cima, a dinâmica local da camada de gelo e a perda de calor do interior da Terra que determina a perda de massa da camada de gelo da Gronelândia», sublinhou Soren Rysgaard, acrescentando que «não há dúvida de que o calor do interior da Terra afecta o movimento de gelo no canto nordeste da Gronelândia».

Com estas descobertas, os investigadores esperam agora melhorar os modelos de dinâmica da camada de gelo, permitindo melhores previsões sobre a estabilidade da camada de gelo da Gronelândia, o seu degelo e o aumento da água global daí resultante.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoSolius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial