218820160    oinstalador@gmail.com

O novo comboio turístico do Tua, em Trás-os-Montes, vai começar a ser testado a 19 de Fevereiro, segundo avançou à Lusa o responsável local pela execução do plano de mobilidade esperado há anos na região.


O presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua, Fernando Barros, indicou à Lusa que finalmente «há avanços» no processo que tem há meses todo o equipamento pronto no terreno, mas parado a aguardar pelos passos que, afiançou, começam agora a ser dados, embora ainda falte o acordo final entre organismos estatais. 

Um novo plano de mobilidade foi a principal contrapartida imposta à EDP pela construção da barragem de Foz Tua, que se iniciou em 2011 e está concluída, mas os prometidos barcos na nova albufeira e o comboio no que restou da centenária ferrovia continuam parados.

O regresso do comboio chegou a ser anunciado para o Verão de 2017 e o operador turístico Mário Ferreira, a quem foi subconcessionada a operação, chegou a apresentar publicamente os barcos e os comboios com que promete criar uma nova dinâmica no Tua, depois de um investimento de 15 milhões de euros, dez dos quais disponibilizados pela EDP.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview