218820160    oinstalador@gmail.com

A ADENE, em parceria com a Associação Portuguesa do Engenheiros do Frio Industrial e Ar Condicionado (EFRIARC) organiza formação profissional dedicada à poupança da factura de energia através da etiquetagem energética de produtos e sistemas de aquecimento.


«A opção do consumidor por uma solução de aquecimento de água através de um sistema solar térmico de classe A++ pode poupar em média 250€/ano na sua factura de gás.

Esta e outras informações de aconselhamento e esclarecimento ao consumidor de como pode poupar na sua factura de energia são o objectivo principal das sessões de formação que têm sido realizadas», adianta a ADENE em comunicado.

As sessões de formação visam capacitar, tecnicamente e com base na informação sobre a etiqueta energética, os profissionais para o exercício da sua actividade, especialmente no que respeita ao aconselhamento dos proprietários, projectistas, gestores de obra e consumidores a fazer escolhas esclarecidas e inteligentes que se irão reflectir numa poupança na factura de energia.

A etiqueta energética de aquecimento não só distingue as soluções eficientes como também promove as energias renováveis, pois apenas os sistemas com recurso a equipamentos solares térmicos alcançam as classes energéticas superiores A+, A++ ou A+++.

A etiquetagem energética de aquecedores de ambiente e de preparação de água quente é obrigatória desde 2015, sendo que são abrangidos por estes regulamentos não só produtos, mas também sistemas de aquecimento.

Até ao momento já foram formados mais de 300 profissionais que ficam habilitados para a utilização da ferramenta de etiquetagem energética de sistemas de aquecimento e para a definição de sistemas mais eficientes, com desempenho reconhecido pelo consumidor.

Estão previstas, para breve, novas sessões de formação, dessa vez em parceira com a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).

Para se manter informado sobre novas formações e saber mais sobre a etiquetagem energética de sistemas de aquecimento consulte o site www.label-pack-a-plus.eu/portugal.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview