Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

CGD: viagem a uma central solar térmica no coração de Lisboa

Revista O Instalador01/02/2018
Esta quarta-feira O Instalador visitou a Central Solar Térmica do Edifício Sede da Caixa Geral de Depósitos (CGD), em Lisboa. A iniciativa, organizada pela Lisboa E-Nova com o apoio da CGD, permitiu ficar a conhecer a maior central do país aplicada num edifício de serviços. Leia a reportagem completa na edição impressa de Março de 2018 da nossa revista.
Imagen

Texto e Foto: Ana Clara | ana.clara@oinstalador.com


A central solar do Edifício Sede da CGD é composta por 158 colectores solares instalados em 1 600 m2 da cobertura do edifício na Av. João XXI, em Lisboa, permitindo a produção de energia que é utilizada para aquecer e arrefecer (através de um chiller de absorção) água para sistemas de climatização, instalações sanitárias e cozinha do refeitório.


Coube a Rui Lourenço, da Direcção de Negócio Imobiliário (DNI) do banco público, conduzir a visita e explicar aos participantes todo o funcionamento da central que entrou em funcionamento em 2008.


Num sistema simples, mas também ele complexo, dada a dimensão do edifício, os painéis solares recebem a energia sob a forma de radiação solar, o que gera o aquecimento do fluido de transporte que circula no seu interior. Este fluido é depois armazenado em dois tanques localizados na central térmica.


O fluido térmico armazenado permite, através dos permutadores, o aquecimento das águas sanitárias, para balneários e cozinhas, em mais de 230 instalações (poupança de 196 MWh/ano).


A central é composta por 158 colectores solares instalados em 1 600 m2 da cobertura do edifício na Av. João XXI, em Lisboa, permitindo a produção de energia que é utilizada para aquecer e arrefecer (através de um chiller de absorção) água para sistemas de climatização, instalações sanitárias e cozinha do refeitório.


Desde a sua entrada em funcionamento produziu mais de 7.500.000 kWh de energia. A energia produzida é utilizada para o aquecimento, arrefecimento, e produção de água quente, sanitária e cozinha.


A central dispõe ainda de um sistema de monitorização detalhado aliado a um sistema de gestão das instalações técnicas do edifício, permitindo desta forma optimizar o seu funcionamento e melhor corresponder às diversas necessidades de consumo ao longo do ano.


Fique a conhecer, em detalhe, o funcionamento desta central na próxima edição de Março da nossa revista.

REVISTAS

SoliusProfei, S.L.Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Daikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial