Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Eficiência energética: UTAD exemplar na matéria

Revista O Instalador02/02/2018
As intervenções significam um total de investimento em cerca de três milhões de euros.
Imagen

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está a levar a cabo acções de eficiência energética no parque edificado do campus universitário.


Um balanço das medidas em curso e já implementadas foram apresentadas em Coimbra, esta semana, aos responsáveis do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no uso de Recursos (POSEUR), numa sessão que contou com a presença do Ministro do Ambiente.


Amadeu Borges, pró-reitor para a Área do Património e Sustentabilidade xplicou na sessão as medidas que estão a ser implementadas em alguns dos edifícios do campus e que visam uma redução no consumo de energia em mais de 21%; na redução das emissões de Gases de Efeito de Estufa em cerca de 76%; e na redução do consumo de energia primária em quase 50%; tendo estas medidas sido consideradas “exemplares” pelo POSEUR.


Concretamente, falamos de aspectos como a área de intervenção nas coberturas, substituição de fibrocimento, a produção de energia eléctrica, recorrendo à energia solar fotovoltaica, a substituição de caldeiras a gás natural por caldeiras a biomassa, a climatização de edifícios, a substituição dos sistemas de iluminação convencionais por tecnologia LED, instalação de sensores de movimento, associados aos sistemas de iluminação, e a instalação de janelas eficientes. Estas medidas estão já a contribuir para a poupança das despesas correntes, nomeadamente a diminuição dos gastos em energia.


Estas intervenções significam um total de investimento de cerca de três milhões de euros e vão garantir melhor conforto térmico e ocupacional, produção renovável de energia para autoconsumo, melhor qualidade do ar interior e exterior e a eliminação de materiais pouco amigos do ambiente.


A certificação energética atingiu um total de 23 edifícios no final de 2017 e no final de 2018 abrangerá a totalidade do parque edificado da UTAD.


A UTAD segue assim «a caminho de uma Eco Universidade» assumindo desta forma um «compromisso com a sustentabilidade ecológica», sublinha a reitoria.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosVulcanoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial