Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Será possível produzir hidrogénio a partir da água?

Revista O Instalador04/02/2018
Com recurso a níquel o ferro, investigadores desenvolveram um método simples para criar grandes quantidades de um catalisador de alta qualidade necessário para a reacção química de dividir os componentes químicos da água
Imagen

Texto: José Alex Gandum

Num método descrito pela edição de Fevereiro de 2018 da revista 'Nano Energy', investigadores da Universidade Estadual de Washington, nos EUA, encontraram uma maneira de gerar hidrogénio a partir da água, com o objectivo de tornar esta energia limpa mais viável.

A conversão e armazenamento de energia é uma chave para a economia de energia limpa. Como as fontes solares e eólicas produzem energia de forma intermitente, há uma necessidade crítica de armazenar e salvar a eletricidade que eles criam. Uma das idéias mais promissoras para o armazenamento de energia renovável é usar o excesso de eletricidade gerada a partir de fontes renováveis para dividir a água em oxigénio e hidrogénio. O hidrogénio tem inúmeros usos na indústria e pode ser usado para alimentar carros com células de combustível de hidrogénio.

No entanto, as indústrias não utilizaram amplamente o processo de divisão da água devido ao custo proibitivo dos catalisadores de metais preciosos que são necessários, geralmente platina ou ruténio. Muitos dos métodos para dividir a água também requerem muita energia, ou os materiais catalíticos necessários são frágeis e quebram-se muito rapidamente.

Investigadores, liderados pelo professor Yuehe Lin na Escola de Engenharia Mecânica e de Materiais, usaram dois metais abundantes disponíveis e baratos para criar uma nanoespuma porosa que funcionou melhor do que a maioria dos catalisadores actualmente em uso, incluindo aqueles feitos com metais preciosos. O catalisador que criaram parece uma pequena esponja. Com a sua estrutura atómica única e muitas superfícies expostas ao longo do material, a nanopartícula pode catalisar a reacção importante com menos energia do que outros catalisadores. O catalisador mostrou pouca perda de actividade num teste de estabilidade de 12 horas.

"Fizemos uma abordagem muito simples que poderia ser facilmente usada na produção em larga escala", explicou Shaofang Fu, um aluno da referida Universidade, que sintetizou o catalisador e fez a maioria dos testes de actividade. Os cientistas procuram agora um suporte adicional para expandir o seu trabalho para testes em grande escala, o que se prevê aconteça mais depressa do que o esperado pois já há empresas interessadas na produção deste tipo de energia limpa, segundo a publicação mencionada.

REVISTAS

Siga-nosSoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Daikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial