Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Degelo obriga ursos polares a gastar mais energia do que aquela que consomem

Revista O Instalador04/02/2018
Os ursos polares dependem quase exclusivamente de uma dieta rica em gordura, mas a diminuição do gelo no Árctico está a obrigá-los a deslocações cada vez maiores, o que pode ser fatal para eles.
Imagen

Texto: José Alex Gandum
Foto: USGS

Segundo um estudo publicado a semana passada na revista 'Science', o degelo marinho no Árctico está a dificultar a vida aos ursos polares, os quais são obrigados a percorrer distâncias cada vez maiores para encontrar comida, os que os leva a despender mais energia, com reflexos no peso, o qual na maioria dos casos não recuperam.

Investigadores acompanharam os ursos polares na Primavera, a sua melhor temporada de caça, quando as condições de gelo deveriam ser as ideais, mas chegaram à conclusão que os ursos polares gastam mais energia do que aquela que consomem.

Metade dos ursos estudados pela equipa de Anthony Pagano, biólogo da vida selvagem no US Geological Survey (USGS) perderam massa corporal durante os meses de estudo, alguns deles perderam mesmo cerca de 10% de massa corporal das suas reservas de gordura, chegando mesmo a atingir o músculo.

«E isto registou-se no início do período de Abril a Julho, quando os ursos polares apanham a maioria das suas presas e adquirem a maior parte da gordura corporal de que necessitam para sobreviver ao longo do ano», sublinhou Pagano, em comunicado.

De acordo com os especialistas, o gelo marinho cada vez mais fragmentado gera um desequilíbrio ainda maior na relação entre o consumo de energia e o consumo de alimento desses animais. As alterações climáticas estão a produzir efeitos dramáticos no gelo marinho do Árctico, forçando os ursos polares a deslocarem-se a maiores distâncias, a que acresce que esse degelo dificulta a captura de presas.

No Mar de Beaufort, o gelo marinho começa a afastar-se da plataforma continental em Julho, e a maioria dos ursos move-se para o norte sobre o gelo. Noutros locais, como na Baía de Hudson, no Canadá, o aquecimento global provoca uma separação do gelo no início do Verão, o qual só volta a reagrupar-se no Outono, obrigando os ursos a ficar mais tempo em terra, onde têm menos probabilidade de arranjar alimento.

REVISTAS

Siga-nosDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.SoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial