Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Produção renovável em Janeiro de 2018

Revista O Instalador05/02/2018
A produção renovável de electricidade abasteceu menos de metade do consumo nacional, penalizada pela continuação de condições negativas à produção hídrica, devido à seca, e compensada por uma produção eólica acima da média.
Imagen

De acordo com dados da REN - Redes Energéticas Nacionais, em Janeiro as condições hidrológicas permaneceram muito negativas, com o índice de produtibilidade hidroeléctrica a situar-se em 0,40 (média histórica é 1).


Pelo contrário, na produção eólica registaram-se condições mais favoráveis, com o índice de produtibilidade respectivo a situar-se em 1,07 (média histórica igual a 1).


O conjunto da produção renovável abasteceu 46% do consumo de electricidade (incluindo saldo exportador), com as hidroeléctricas a representarem 12% do consumo, as eólicas 28%, a biomassa 5% e as fotovoltaicas 1%, enquanto a produção não renovável abasteceu os restantes 54% com o gás natural a representar 32% e o carvão 22%.


O saldo de trocas com o estrangeiro foi ligeiramente exportador, equivalendo a 0,6% do consumo nacional.


O consumo de energia eléctrica recuou 0,6% em Janeiro, face ao mês homólogo do ano anterior, penalizado pelas temperaturas acima dos valores normais para este mês, ao contrário do que se tinha verificado no ano anterior.


Mas, corrigindo os efeitos de temperatura e número de dias úteis, o consumo regista uma evolução positiva de 1,2%, de acordo com dados da REN.


Já no mercado de gás natural, registou-se em Janeiro uma quebra homóloga de 1,4%, apesar de um aumento de 5,6% no segmento do mercado eléctrico, isto é, a utilização das centrais eléctricas a gás natural.


Mas, no segmento convencional registou-se uma redução no consumo de gás natural de 5,2%.

REVISTAS

SoliusDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial