218820160    oinstalador@gmail.com

A Grupel tornou-se nos últimos anos num fabricante de referência internacional em soluções de engenharia aplicadas à geração de energia sob as mais diversas exigências ambientais.


O compromisso com este sector estratégico, que começou em 2010 com a aquisição da empresa Cymasa especializada neste tipo de aplicações, aumentou progressivamente com o desenvolvimento de novas aplicações e soluções, apoiadas por uma consolidada equipa de engenharia e com a construção de um centro de produção moderno em Aveiro (Portugal), que concentrou os vários centros de produção, anteriormente espalhados por toda a Península Ibérica.

Esta nova estratégia permitiu à empresa melhorar a sua produtividade e conseguir posicionar-se na vanguarda do sector, com capacidade para fabricar qualquer tipo de gerador, sob os mais altos padrões de qualidade e rigor.

A nova constituição do grupo de negócios e o 'know how' adquirido fornecem actualmente dois dos principais ativos da empresa e guiam a Grupel na busca contínua pela excelência e para novas soluções que vão de encontro às necessidades dos seus clientes.

A história da empresa tem sido desenvolvida em paralelo com a expansão internacional das maiores empresas de energia, fazendo actualmente parte da lista de fornecedores qualificados para desempenhar projectos tecnicamente mais exigentes e nas condições meteorológicas mais adversas.

A Grupel é sinónimo de confiabilidade levando a empresa a desenvolver novas soluções personalizadas para cada projeto sempre sob os mais altos padrões de rigor e qualidade, priorizando a funcionalidade, confiabilidade e satisfação do cliente.

Exemplo de uma dessas soluções, foi a implementação recente de um gerador de emergência para o fornecimento e suporte a uma central dessalinizadora com capacidade de tratamento de cerca de 164.000 m3 de água por dia, para fornecer água potável a 1 milhão de habitantes. Esta central fica localizada em ambiente desértico com um nível muito elevado de salinidade, uma vez que está localizado 10 quilômetros a sul de Doha, no Qatar.

O design do gerador foi desenvolvido para suportar temperaturas extremas de cerca de 50 graus Celsius durante o dia, com mudanças bruscas de temperatura durante a noite que, em conjunto com o ambiente húmido das instalações, causam uma condensação de sal prejudicial nos materiais ferrosos que compõem o gerador o que requereu a aplicação de um tratamento de superfície especial para combater tais condições ambientais.

Outro factor importante levado em conta, foi a atmosfera arenosa e a poeira em suspensão na área onde o gerador foi instalado. Optou-se neste projecto por um arrefecimento remoto no qual o ar quente do motor e alternador não circulam através do radiador, para evitar deste modo que entre uma temperatura mais elevada do que o ambiente exterior, de si já muito alta, e prejudicar as necessidades de arrefecimento do equipamento.

O radiador seleccionado tem capacidade de arrefecimento a 55 graus e é tropicalizado para combater os elementos típicos deste tipo de atmosfera agressiva. A distribuição do ar de admissão e de escape silencioso foi modificada para evitar a admissão directa de areia e os filtros de ar são do tipo Heavy Duty recomendado pelo fabricante do motor para combater a poeira arenosa, que tem características abrasivas muito elevadas quando entra em contacto com os componentes do gerador.

O tratamento de acabamento da pintura externa foi feito seguindo um procedimento personalizado e adequado para este tipo de ambientes agressivos. Além dessas condições, a Grupel manteve todos os elementos dentro do contentor, que foi modificado e reforçado para suportar todos os componentes, reduzindo os custos de logística e facilitando o seu transporte e montagem.

Saiba mais sobre a Grupel em: http://grupel.eu/

*Artigo publicado na edição de Março de 2017 da revista O Instalador


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview